segunda-feira, 15 de junho de 2015

Mobilização alerta sobre as diversas formas de violência contra a pessoa idosa

FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL


Sensibilizar a população sobre a importância do combate às diversas formas de violência cometidas contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. Com este objetivo, a Pastoral da Pessoa Idosa, organismo de Ação Social da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), realiza nesta segunda-feira (15) uma mobilização nas principais cidades do país.

O ato marca a passagem do Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e é realizado em conjunto com o Conselho Estadual do Idoso.

Em Florianópolis, as atividades começaram às 9 horas da manhã com a exibição de faixas e cartazes e a distribuição de materiais informativos. “Queremos conscientizar a sociedade de que a violência não está relacionada apenas à agressão física ou verbal, mas também à negligência, abandono e exploração financeira, que na maior parte das vezes são cometidas pelos próprios familiares dos idosos”, destacou a coordenadora da Pastoral, Osvaldina Zucco Weber.

Somente em 2014, disse, o Conselho Estadual do Idoso recebeu 860 denúncias, parte das quais contou com o acompanhamento da pastoral. “Atuamos principalmente quando são verificadas condições de fragilidade, pobreza e abandono. Nestes casos, nossos voluntários promovem visitas domiciliares mensais para levar carinho, solidariedade e para tentar promover mudanças de hábitos que tragam mais autonomia e qualidade de vida a essas pessoas.”

O que diz o Estatuto do Idoso
Artigo 3º É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Artigo 4º: Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.

Serviço
Os interessados em denunciar um caso de agressão podem fazê-lo por meio do Disque 100, ou para a Pastoral da Pessoa Idosa, pelo telefone (48) 9992-1872 e e-mail dinazucco@gmail.com


Fonte:AGÊNCIA AL
______________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário