quinta-feira, 11 de junho de 2015

Padre Pedro visita XV Feira do Mel e debate reivindicações do setor



O setor apícola catarinense, que já foi líder nacional, segue traçando estratégias de recuperação e ampliando a produção. Nesta quarta-feira (10) iniciou a XV Feira do Mel, em Florianópolis, e o deputado Padre Pedro Baldissera (PT) visitou estantes e debateu reivindicações do setor com representantes de entidades, produtores e pesquisadores.

O parlamentar teve encontro com o presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Nésio Fernandes de Medeiros, e o o professor Afonso Orth, do CCA da UFSC, e da Comissão Técnica e Científica de Apicultura (foto).

A pauta foi o convênio de revitalização da área que abrigava a Cidade das Abelhas, às margens da SC-401, no bairro João Paulo, em Florianópolis. O objetivo é garantir um centro de pesquisa e extensão agrícola voltado principalmente para a apicultura. A parceria envolverá a UFSC e a Secretaria Estadual de Agricultura, e depende do diálogo entre a instituição e o Governo do Estado.

Outra questão delicada também pautada no encontro envolve exigências do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa) que inviabilizam o trabalho dos pequenos apicultores, pela elevação de custos da atividade a partir das regras estabelecidas.

“Vamos levar o projeto da Cidade das Abelhas à secretaria da Casa Civil, e continuar com o diálogo para concretização da revitalização e da instalação do centro, e dialogar com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), soluções para o impasse envolvendo o Riispoa”, disse Padre Pedro. O parlamentar considera a atividade apícola fundamental para o Estado não só por questões econômicas, para garantir ganhos à agricultura familiar, mas pelo caráter sustentável da atividade em relação ao meio ambiente, e pela importância da multiplicação das colméias para a polinização e, consequentemente, para a produção de alimentos. 




Feira do Mel

A Feira do Mel segue até sábado, com 18 expositores em 24 estandes de diversas regiões do Estado. Os produtos tem descontos especiais para os consumidores. Além de mel, estão disponíveis derivados como própolis, geleira real, cera de abelha e cosméticos a base de mel.

Mais de 30 mil famílias da agricultura trabalham com a apicultura em SC, com uma produção de seis mil toneladas por ano.

Assessoria de Comunicação
___________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário