quarta-feira, 1 de julho de 2015

REGIÃO: Reunião em Caçador debate infestação de vespa da madeira em SC

reprodução/ilustrativa


Acontece nesta quarta-feira, 1° de julho, uma reunião na estação experimental da Epagri de Caçador uma reunião que debaterá a infestação da vespa da madeira, a qual atinge plantação de pinus em Santa Catarina. A reunião contará com a presença do secretário adjunto da Agricultura e da Pesca, Airton Spies e terá início às 14h.

A vespa da madeira é a principal praga dos plantios de pínus no Brasil e o termo de cooperação técnica veio para evitar que o problema se espalhe no estado. Hoje, aproximadamente 40% das áreas plantadas em Santa Catarina são prejudicadas pela presença da praga, que se não for controlada pode afetar todos os reflorestamentos dentro de alguns anos. O secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa, explica que a intenção é unir esforços para que a vespa não comprometa ainda mais os reflorestamentos, como já aconteceu nos anos 90, quando algumas áreas tiveram até 60% da produtividade afetada.

O termo de cooperação técnica possibilitou que os técnicos das regiões produtoras de pinus fossem capacitados para identificar florestas infestadas e, após a identificação dos focos, a Cidasc, a Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) e os sindicatos rurais partem para o de combate da praga, por meio da aplicação nematóides. A Secretaria da Agricultura destinou R$ 50 mil para aquisição desses vermes, produzido pelo laboratório da Embrapa Florestas, que agem como inimigos naturais da vespa-da-madeira, fazendo o controle biológico da praga.

Santa Catarina possui mais de seis mil empresas atuando no setor de base florestal. De acordo com dados da ACR, a área plantada com pinus no estado é de 539.377,00 ha, a segunda maior área plantada do país.
fonte:Caçador Online
_________________________________
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário