sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Audiências Públicas debateram Gestão Democrática nas Escolas do Estado


A Executiva Estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE/SC) participou da organização das Audiências Públicas sobre Gestão Democrática, juntamente com a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, os gabinetes das deputadas estaduais Luciane Carminatti e Ana Paula Lima, juntamente com a Escola do Legislativo. Estes eventos que reuniram autoridades, lideranças, trabalhadores em educação, estudantes e pais e aconteceram nas cidades de Joinville, Chapecó e Blumenau.

Durante os debates todos (as) foram unânimes em defender a Gestão Democrática via Projeto de lei, para eleição direta para diretores de escola, através de amplo debate com toda a comunidade escolar, de forma que os (as) trabalhadores (as) em educação, alunos (as) e pais tenham participação irrestrita, com valor idêntico de voto para todos (as).

A importância da participação da sociedade no debate sobre a Gestão Democrática nas escolas é fundamental para que possamos combater a farsa que está sendo proposta pelo governo que tenta dar uma cara democrática na manutenção das indicações politico partidárias para direção das escolas.

Sabemos que para os partidos políticos da base de apoio do governo a discussão sobre qualidade na educação é secundária, a eles interessa tão somente manter seus cabos eleitorais, abdicando da oportunidade de propor à sociedade um projeto de Lei que realmente trate com seriedade a educação e dê dignidade e respeito aos (as) que nela labutam diariamente.

Nas discussões das audiências foram feitos os seguintes encaminhamentos:

- Moção de Repúdio ao Decreto do Governo
- Encaminhar abaixo assinado da comunidade escola
- Criar movimento nas redes sociais
- Pressionar Deputados para aprovação de projeto de Lei de Gestão que já tramita na ALESC
- Realizar eleições diretas em todas as escolas, independente do Decreto.
- Projeto de trabalho do candidato/a aprovado pela comunidade escolar, através de voto proporcional para trabalhadores, pais e alunos com o mesmo peso.
fonte/envio:Assessora de Imprensa SINTE/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário