quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Movimentos promovem ato de apoio à CONAB pública



Mobilização recebeu apoio do deputado Padre Pedro Baldissera, que defende ligação entre produção de assentamentos e da agricultura camponesa, a alimentação escolar e os programas de segurança nutricional
                No dia que marca a mobilização internacional por alimentação saudável e de qualidade (16 de outubro), cerca de 350 pessoas ligadas a movimentos da Via Campesina marcharam até a sede da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), em Florianópolis, para manifestar apoio ao órgão, pela contribuição ao desenvolvimento da produção da agricultura camponesa e das áreas da reforma agrária.
                Carregando verduras, legumes e produtos industrializados por cooperativas de assentamentos e agricultores familiares, os militantes do MST, do MPA, do MAB e do MMC entregaram documento ao superintendente da Conab, Sione de Souza, em que destacam os resultados obtidos com a aquisição de produtos por parte da companhia. De um lado, estes programas garantiram qualidade à alimentação escolar e a políticas públicas de segurança alimentar, e de outro asseguraram renda e desenvolvimento a famílias de diversas regiões do Estado. “Acreditamos ser fundamental para a Conab passar por um processo de investimento e reestruturação, para que possa ser garantida a  inclusão de novas famílias de agricultores e a desburocratização das avaliações de projetos”, destaca o documento, que ainda solicita a ampliação do orçamento da CONAB.
                O grupo recebeu o apoio do deputado estadual Padre Pedro Baldissera (PT), que participou da atividade e lembrou a importância de lutar pela manutenção do trabalho realizado pela CONAB e a necessidade de lutar contra as tentativas de reduzir os investimentos no setor. “Observamos que o governo dos EUA quer, a todo custo, impedir a ampliação destes investimentos, agindo de forma leviana junto à Organização Mundial do Comércio (OMC). Isso não interessa ao Brasil e à população, e precisamos nos mobilizar para defender uma política que uma nossa produção agrícola à garantia de alimentação saudável à população”, afirmou o  parlamentar.
Jornada de lutas
                A mobilização na Conab integra dois dias de uma jornada de lutas pela reforma agrária e a agricultura familiar e camponesa. Na terça-feira (15), o grupo ocupou a sede do Incra na Capital, com a pauta voltada à desapropriação de áreas para a reforma agrária, apoio à infraestrutura nos assentamentos e garantia de crédito às cooperativas e associações de assentados e agricultores familiares.  
                Hoje existem mais de cerca de 70 empreendimentos ligados à agricultura camponesa somente em assentamentos do MST, sem contar todas cooperativas e associações organizadas e geridas por agricultores familiares. Do contingente de alimentos que chega às cidades, cerca de 70% tem como origem a agricultura familiar e camponesa. 
fonte:assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário