Dirigentes do SINTE/SC estiveram reunidos na manhã de ontem (22), com o Secretário de Educação Eduardo Deschamps para que o Governo apresentasse mais alguns dados que ficaram em aberto desde a última reunião.
Desde 2011 o Estado praticamente não modificou nada em suas propostas, nos últimos encontros apenas propôs mudança na referência de progressão da tabela, ou seja, passou de 0,00% a 2,60%, para 2,75% para todos.
Deschamps ainda condiciona a descompactação da tabela a uma suposta alteração do reajuste do Piso, fato que não há acordo com o SINTE/SC, já que defendemos o cálculo baseado no custo/aluno/ano, conforme a Lei do Piso, estimado para 2014 em 19%, enquanto o Governo aposta no INPC mais 50% da variação do FUNDEB, com previsão de 7,5%.
Questionado então sobre o prazo para a conclusão do projeto de revitalização da carreira, o Secretário afirmou que a intenção do Governo é apresentar a proposta ao SINTE em meados de novembro.
O SINTE/SC deixou bem claro ao Secretário que defende o cumprimento a Lei do Piso, com pagamento do reajuste na carreira, cumprimento de 1/3 de hora-atividade (hora-aula e não hora-relógio), ou seja, 26 horas de aulas dadas e 14 de hora-atividade, bem como não aceita qualquer retirada de direitos dos trabalhadores.
Semana que vem haverá nova reunião, ainda com data a definir, pois mesmo com muitos pontos em desacordo, o SINTE não pode deixar na mão do Governo a decisão de enviar um projeto já pronto para ser aprovado na Assembleia, a exemplo do que aconteceu em 2011 com a destruição da carreira.
Entretanto, o Sindicato alerta a categoria do perigo que pode representar para a carreira do magistério, a qual “é a vida do professor”, uma proposta que mais uma vez venha em desencontro com as nossas reivindicações, e quando o mesmo apresentar uma proposta concreta, está será debatida coma base. Precisamos nos manter mobilizados. porque só assim estaremos prontos para o embate com o Governo caso a proposta não contemple os direitos desta categoria.
SINTE/SC/Graciela Caino Fell
Nenhum comentário:
Postar um comentário