segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Videira é destaque nas Olimpíadas de Agropecuária, História e Foguetes


Os estudantes de Agropecuária do Instituto Federal Catarinense (IFC), câmpus Videira, Antônio Perazzoli (Tangará), Matheus Bortoloso (Videira) e Valdecir Perazolli (Pinheiro Preto), conquistaram medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Agropecuária, competição nacional que foi realizada na cidade de Machado, em Minas Gerais.

Em comum, os três estudantes têm o fato de serem oriundos da atividade agrícola. Suas famílias têm propriedades onde eles aprenderam, na prática, parte do conhecimento essencial para a vitória. “Temos a parte prática bem desenvolvida, mas o olhar técnico estamos adquirindo agora aqui no IFC”, explica Matheus Bortoloso.

Os estudantes resolveram unir seus conhecimentos e formaram a equipe batizada de “Bruto, Rústico e Sistemático”, que levou a medalha de ouro da categoria “curso técnico em Agropecuária – subsequente”.  Unindo a experiência prática dos três alunos a equipe dominou a parte de fruticultura, vitivinicultura, grãos, suíno e aves, que são produzidos e comercializados pela propriedade rural das respectivas famílias. 

“Algo muito interessante que a OBAP proporciona é o conhecimento de várias culturas. Aqui na região a ênfase é uma, mas na Olimpíada temos que saber sobre a produção de caju, por exemplo, algo totalmente diferente do que estamos acostumados”, afirma Valdecir. Complementando, o estudante Antônio fala da questão cultural. “Além da parte técnica a OBAP nos enriquece porque temos interação com pessoas de todas as regiões do país”.

Para o professor do curso de Agropecuária, Rafael Schumacher, o resultado é importante porque demonstra qualidade. “Estamos contentes com o resultado geral, por todas as equipes classificadas e premiadas, pois isso indica que estamos no caminho certo. Nosso curso tem qualidade e excelentes profissionais que conduzem a formação técnica dos alunos”.

As duas equipes do IFC premiadas em 1º e 2º lugar irão ao estado do Pará participar de uma seletiva para estagiar na Ourofino Agronegócios. Os cinco melhores alunos nessa seletiva farão estágio remunerado e com todas as despesas pagas durantes três meses na Ourofino.

Destaque para Videira e região – Olimpíadas de Agropecuária, História e Foguetes
O diretor do departamento de Ensino do IFC Videira fala da relevância dessas competições para o município de Videira e região. “Nossos alunos se destacam e levam o nome da cidade para outros lugares. Isso é essencial pois posiciona Videira e região numa esfera de destaque nacional alavancado por profissionais, ensino e produtos de alta qualidade, o que aumenta a credibilidade da região de um modo geral", comenta Raul Eduardo Fernandez Sales. 

Além do destaque na OBAP, nesta sexta-feira (dia 18 de outubro), alunos do IFC embarcaram para Campinas onde representarão o estado na Olimpíada Brasileira de História do Brasil. No final deste mês, entre 31 de Outubro a 03 de Novembro, alunos do IFC Videira participação da Olimpíada de Foguetes, no município de Barra do Piraí, RJ.

Equipes premiadas
Além do primeiro lugar, o IFC Videira levou a medalha de prata na categoria “subsequente” (pós-médio) com a equipe Agrovideira (Naiara Denardi Casagrande, Merlise Hisi Cruz e Emanuele Gaio). A mesma equipe, Agrovideira, foi premiada com o melhor estudo de caso pela proposta: Produção Sustentável e Qualidade. O aluno Valdecir Perazzoli também ficou classificado como o 6º melhor aluno da competição e a Instituição ainda teve duas equipes premiadas na categoria Ensino Médio Integrado. Confira:

Medalha de Ouro:  1º lugar – Equipe Bruto, Rústico e Sistemático - Matheus José Bortoloso, Antônio Perazzoli e Valdecir Perazzoli, orientados pela professora Marines Kerber.
Medalha de Prata: 2º lugar – Equipe Agrovideira: Naiara Denardi Casagrande, Merlise Hisi Cruz e Emanuele Gaio, orientados pela docente Gilson Ribeiro Natchigall.

Modalidade Subsequente
Medalhas de Bronze
13º lugar: Os cabocro: Andrei Zucco, Leonardo Luiz e Marcel Samistraro Pereira, orientados pela professora Marines Kerber.

15º lugar: Os capina: Diogo Luiz Fruet, Ivandro Alves de Oliveira e João Victor Lippert, orientados pelo docente Rafael Schumarcher

Melhor Estudo de Caso: Equipe Agrovideira: Naiara Denardi Casagrande, Merilise Hisi Cruz e Emanuele Gaio, orientadas pelo professor Gilson Ribeiro Natchgall, pela proposta: Produção Sustentável e Qualidade.

Melhor aluno: 6º lugar – Valdecir Perazzoli
fonte:Popular FM/Dandy dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário