quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Humorista Marcelo Madureira fala sobre história do humor


O humorista Marcelo Madureira do Casseta e Planeta palestrou na noite desta terça-feira (29) na 6ª edição do programa “Encontros com a Assembleia”. O evento realizado no Teatro Alfredo Sigwalt foi promovido pela Assembleia Legislativa que tem como objetivo dar oportunidade ao cidadão das diferentes regiões do estado de acompanhar gratuitamente, palestras, ideias e experiências de personalidades de destaque em áreas como esporte, saúde, cultura e comunicação.
Durante uma hora o global discorreu sobre a história do humor no Brasil, que de acordo com ele, começou de forma escrita nos jornais, foi para o circo, migrou para o rádio, cinema, TV e agora na internet. “O humor no Brasil começou muito cedo, na verdade o primeiro humorista era português, se chamava Gregório de Matos que fazia piadas sacaneando a igreja e os políticos. O que aconteceu com ele? Foi mandado para a África, preso, exilado e perseguido pela Santa Inquisição. O humorista geralmente tem esse problema, às vezes é vítima das violências da sociedade” brincou diante do público atento.
Madureira apresentou pequenos trechos das diferentes formas de humor. Começou mostrando o baiano Zé Trindade nosfilmes chanchadas contracenando com Chico Anísio e Costinha; Os Trapalhões; A Praça é Nossa; TV Pirata, do qual foi um dos criadores e trabalhou como redator; Casseta e Planeta, que segundo ele mudou a forma radiofônica do humor que usava bordões e possuía uma característica infantil, introduzindo a interação com o público nas ruas e com personalidades, além de brincar com a classe política e fazer paródias de novelas; passou pelo Pânico e terminou mostrando as esquetes do programa Porta dos Fundos, que se consolidou como humor na internet.
Depois da apresentação bem humorada, Madureira abriu para perguntas da plateia onde condenou a definição do politicamente correto. “Pra mim isso não existe. Se não te agrada, troque o canal” disse ao defender todas as formas de humor. “O humor que incomoda, é o que funciona” concluiu.
Encontros com a Assembleia
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), enfatizou que a ideia de realizar as palestras surgiu no início do ano quando assumiu a presidência. “Na verdade estamos interiorizando as ações da assembleia e temos tido uma boa receptividade por todo o estado” disse.
“O ideal seria chegar aos 295 municípios, mas como não é possível, procuramos concentrar nas cidades polo, especialmente onde a Alesc não esteve presente com grandes eventos” destacou Ponticelli. De acordo com ele, a escolha pelos palestrantes se deu através de pesquisas nas redes sociais onde os nomes escolhidos figuravam em tópicos mais comentados.  
As primeiras palestras do programa Encontros com a Assembleia foram realizadas pelo ex-jogador de basquete Oscar Schmidt e pelo apresentador e jornalista Marcelo Tas nas cidades de Rio do Sul, Balneário Camboriú, Tubarão, Florianópolis e Campos Novos. Após Joaçaba, outras duas cidades vão receber as palestras do programa: Araranguá e Braço do Norte. As datas e os palestrantes serão divulgados posteriormente.
fonte:Caco da Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário