quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Seminário das Águas em Maravilha debate gestão hídrica

A cidade de Maravilha recebe, na próxima sexta-feira (25), o Seminário das Águas, atividade que debaterá a gestão hídrica em Santa Catarina e a necessidade de políticas de preservação no Estado. O Seminário inicia às 13h, na Câmara de Vereadores, e é uma promoção do Fórum Permanente para Preservação do Aquífero Guarani e  das Águas Superficiais, da Assembleia Legislativa, com apoio de diversas entidades e lideranças da região.

                A primeira palestra é “Preservação dos Aquíferos e o Gás de Xisto: alternativa energética x risco ambiental”, com Luciano Augusto Henning, da UFSC. A segunda conferência tem o tema “Preservação das Águas Superficiais e Meio Ambiente”, com o professor Jaime Bianchi. As explanações seguem-se de debate entre participantes e palestrantes, e o evento é encerrado pelo presidente do Fórum Permanente para Preservação do Aquífero Guarani e  das Águas Superficiais, deputado Padre Pedro Baldissera (PT).

                Todas as regiões do Estado já receberam seminários tratando do tema. O objetivo é mobilizar os poderes públicos e a sociedade, nos locais onde ocorrem os debates, por ações objetivas de preservação.  No Seminário realizado em Mondaí, em 9 de setembro, mais de 400 pessoas participaram dos debates.  

                Segundo Padre Pedro, os seminários pretendem envolver a sociedade num debate propositivo, que aponte caminhos viáveis para a preservação e, principalmente, conscientize as pessoas da necessidade urgente de medidas de gerenciamento eficiente dos mananciais hídricos. “Nosso Estado já sofre as consequências da ausência de um planejamento para gestão da  água. Agora, estamos numa encruzilhada: ou pensamos soluções, ou passaremos a enfrentar a escassez muito antes do esperado”, afirma o parlamentar.

                Além do Fórum, promovem o Seminário a Prefeitura Municipal de Maravilha, Câmara de Vereadores de Maravilha, Paróquia São José Operário, Pastoral da Criança, MMC - Movimento de Mulheres Camponesas, Epagri, Sintraf de Maravilha e Região, Apamar - Associação de Pequenos Agricultores de Maravilha, Cooperativa Regional Auriverde, Sicoob, Corpo de Bombeiros de Maravilha, Programa Protetor Ambiental, Lyons Clube Maravilha, Rotary Maravilha, Escolas e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Maravilha.
fonte:assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário