quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Organização Internacional vai certificar cães da América Latina em Xanxerê


xanxerê será palco do já considerado o maior evento no Brasil, referente ao Corpo de Bombeiros. Em abril de 2014 acontece um curso internacional de certificação de cães, realizado pela Organização Internacional de Cães de Resgate (International Rescue Dogs Organization – IRO) a qual confirmou esta semana ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) como instituição escolhida para organizar/sediar pela primeira vez evento deste porte.
Em 2012, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina conseguiu se filiar a IRO após um processo considerado difícil, segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, capitão Walter Parizotto. Conforme ele, a IRO está presente em 39 países e atualmente conta com 115 instituições de busca e resgate com cães filiados em todo o mundo.
Para esta certificação estará presente o juiz da República Tcheca, Pavel Sabacky, que vai avaliar o trabalho com os cães. A certificação acontecerá de 8 a 10 de abril e o máximo de cães que poderão participar é de 14.
- Já realizamos certificações aqui em Xanxerê pela IRO, mas não pelo Corpo de Bombeiros, pois não tínhamos esse reconhecimento. Não podemos fechar as portas para outras instituições filiadas a IRO, então para essa aqui temos pedido do Chile e possivelmente Argentina. Nós não teremos muitas vagas porque pretendemos trabalhar no máximo com 14 cães e temos dez somente nossos de Santa Catarina. De Xanxerê teria a Malu, Brasil e Índia ou a Vida – comenta o capitão.
Em Santa Catarina ao todo são dez cães que pertencem ao Corpo de Bombeiros, os quais realizam atividades em busca, salvamento e resgate. Desses, seis já possuem certificação, inclusive Malu, Zorg e Brasil, de Xanxerê.

O treinamento
Os cães passarão por três provas: busca em área urbana, que inclui também a busca dois metros acima e abaixo da superfície; busca rural e obediência e destreza. Os animais precisam passar pelas provas para serem certificados.

Parizotto também enfatiza que o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina quer estar entre os melhores do mundo e, para isso requer bastante trabalho, estrutura e dedicação.
- Queremos certificar os dez cães para em 2015 participarmos de uma certificação, chamada MRT que acontecerá na Argentina. É um evento de certificação de equipes que está acontecendo neste momento na Europa. Esse de 2015 será o primeiro evento fora da Europa, é algo muito grande em certificação e estamos nos preparando para isso – explica.

Curso de formação de cinotécnicos
Aproveitando a estrutura do Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, haverá no dia sete de novembro o Curso de Formação de Cinotécnicos. Muitas instituições estão interessadas em participar, sendo que esse número chega a 70. Os pedidos são oriundos de Pernambuco, Ceará, Goiás, São Paulo, Amapá, Força Aérea Brasileira, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Espírito Santo, Bahia e Paraná. De Xanxerê, somente o Soldado Romão irá participar.

- Esse curso que vamos fazer semana que vem já nos coloca como referência, há uma demanda gigante de instituições muito mais antigas que nós querendo vir para cá, isso é algo muito bom. Ano que vem será um ano muito decisivo para Xanxerê com relação ao Corpo de Bombeiros, pois não sabemos quais os caminhos que iremos tomar. Eu serei promovido no dia 30 de novembro, não sei se permaneço e nesse primeiro momento pode afetar a atividade, pois não temos ninguém hoje vindo para suprir essa lacuna. Temos que formar pessoas que vão assumir isso e transferir para cá – salienta.
fonte:TSX

Nenhum comentário:

Postar um comentário