segunda-feira, 28 de abril de 2014

IR: Cerca de 30% dos contribuintes de SC ainda não entregaram a declaração


Cerca de 30% dos contribuintes catarinenses que são obrigados a prestar contas para a Receita Federal em 2014 ainda não entregaram suas declarações de Imposto de Renda (IR) da Pessoa Física. O prazo para a entrega termina nesta quarta-feira (30), às 23h59 (horário de Brasília).

De acordo com o delegado da Delegacia da Receita Federal em Florianópolis, Luis Augusto de Souza Gonçalves, até o meio-dia desta segunda-feira (28), 720 mil declarações foram entregues pelos catarinenses. No estado, a Receita espera receber cerca da 1,050 milhão de declarações.

“Esse número (30%) está dentro do esperado, mas não dentro do desejado”, afirma o delegado. Ele orienta os contribuintes a declararem mesmo que não tenham todas as informações disponíveis. “A pessoa poderá apresentar uma declaração retificadora, após o dia 30 de abril, com as informações que faltarem. Isso é melhor do que não entregar a declaração e receber uma multa, que pode ser bem pesada”, adverte.

Conforme Gonçalves, quem entregar a declaração fora do prazo paga multa que varia de 1% a 20% do imposto devido, com o valor mínimo de R$ 165,74. “É importante ressaltar que a multa é calculada sobre o imposto devido e não sobre o imposto a pagar”, alerta o delegado. “Mesmo quem tem imposto a restituir, e entregar a declaração com atraso, será multado”.

Todas as informações necessárias para a declaração do IR estão disponíveis no site da Receita Federal. No site, também é possível baixar os dois programas necessários para a declaração, que pode ser feita pelo computador, tablet ou smartphone (sistemas Android e IOs-Apple). A Receita Federal também mantém um telefone, o 146, para tirar dúvidas. A Delegacia da Receita Federal em Florianópolis conta ainda com o Plantão Fiscal da Pessoa Física, pelo telefone (48) 3229-2000.

fonte:AGÊNCIA AL
na foto -Luis Augusto de Souza Gonçalves, delegado da Receita em Florianópolis. FOTO: Juliana Stadnik/Agência AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário