quinta-feira, 24 de abril de 2014

Padre Pedro quer federalização da SC 163 ainda este ano


Numa audiência na manhã desta quarta-feira (23), em Florianópolis, o novo superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT),  engenheiro Vissilar Pretto , assumiu o compromisso de ir à Brasília na próxima terça-feira para obter do  ministro dos Transportes, César Borges, a assinatura do decreto de federalização  da SC 163, no trecho de 66,8 km, de São Miguel a Itapiranga. O deputado Padre Pedro Baldissera, presidente da Frente Parlamentar da BR-163,  saiu convicto de que o DNIT em Santa Catarina compreende a importância da federalização e da inclusão da rodovia em projeto urgente de melhorias.

                Da mesma forma, o superintendente garantiu iniciam ainda neste primeiro semestre de 2014 as indenizações referentes às desapropriações das obras de modernização da rodovia, no trecho de São Miguel do Oeste a Dionísio Cerqueira.

                O deputado esteve no mês passado com o ministro César Borges, junto com  a ministra Ideli Salvatti, acompanhado dos deputados federais Pedro Uczai e Luci Choinacki,  dos prefeitos de Itapiranga,  de Iporã do Oeste  e de São João do Oeste, e dos presidentes das respectivas  Câmaras de Vereadores , de onde obteve o apoio político para o processo de federalização da rodovia, assim como para a  inclusão no PAC, da construção da ponte sobre o rio Uruguai, ligando Itapiranga ao município de Barra da Guarita (RS).

                Padre Pedro, apesar de estar confiante, revela preocupação com os prazos de determinadas ações fundamentais. "Se o decreto de federalização não for assinado em breve, perderemos a chance de licitar o Contrato de Reabilitação e Manutenção de Rodovias que garantirá a recuperação emergencial da rodovia ainda este ano".  Sobre a ponte, o deputado está articulando um encontro entre os municípios de Itapiranga  e  Barra da Guarita, reunindo os prefeitos da região, com a presença dos governadores Raimundo Colombo e Tarso Genro. "A ligação rodoviária entre duas regiões produtoras de grãos e proteína animal pode reduzir significativamente os custos, e auxiliar para alavancar o crescimento do Noroeste gaúcho e do Extremo Oeste catarinense.", avalia Padre Pedro. (texto Murilo Silva) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário