terça-feira, 8 de abril de 2014

Astrônomos chamam atenção para fenômenos do mês de abril

Nesta terça (8), Marte estará em oposição ao Sol e alinhado com a Terra. Planeta vermelho poderá ser visto a olho nu.
Para as pessoas interessadas pela astronomia, o mês de abril oferece boas oportunidades de observação. Neste início de mês, o planeta Marte está em sua distância mínima da Terra, fenômeno que ocorre a cada dois anos, aproximadamente.
Segundo o astrônomo Jair Barroso, do Observatório Nacional (ON), do Rio de Janeiro, mesmo longe, o planeta vermelho poderá ser observado sem auxílio de qualquer instrumento. Ele explica que, nesta terça-feira (8), Marte estará em oposição ao Sol e alinhado com a Terra.
“Poderá ser visto a olho nu desde o começo da noite ao leste, ou seja, no nascente. Estará ‘perto’ (angularmente) da estrela Espiga (ou Spica) da constelação da Virgem”, diz. A distância entre os planetas será de 93 milhões de quilômetros. E o seu brilho será tão intenso quanto o da estrela Sirius do Cão Maior, a mais brilhante do céu noturno, informa Barroso.
Posição
Outro fenômeno do mês será o eclipse total da Lua na madrugada da próximaterça-feira (15). Segundo Barroso, a visibilidade será ampla, mas as regiões situadas para o oeste do País terão visibilidade favorável, principalmente quanto à sua parte final.
De acordo com o pesquisador, os dados de suas fases mais importantes, em relação ao horário de Brasília são: início próximo das 3h, no lado poente; meio do eclipse total às 4h46, já próximo ao clarear do dia no Rio de Janeiro, por exemplo, e final às 6h33. “A duração do eclipse total, ou seja, a Lua imersa no cone de sombra da Terra será de 78 minutos”, informa.
O astrônomo João Batista Garcia Canalle, coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), destaca que, durante a evolução do fenômeno, a Lua estará entre a estrela Espiga e Marte. “E por estar mais próximo da estrela, fará do evento algo particularmente atraente.”
Canalle explica que a tonalidade alaranjada que o nosso satélite natural costuma apresentar na fase de totalidade é uma característica desses eclipses.
A luz do Sol que atinge a atmosfera da Terra é desviada sobre a Lua eclipsada, porém a atmosfera da terrestre retém o lado azul do espectro de cores do Sol, resultando na cor alaranjada.
Fonte: PortalBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário