segunda-feira, 14 de abril de 2014

Santa Catarina recebe mais 117 profissionais do Programa Mais Médicos


Um novo grupo com 117 profissionais estrangeiros e brasileiros do Programa Mais Médicos, do governo federal, chega a Santa Catarina para participar de um treinamento sobre a saúde pública estadual, em Florianópolis, a partir desta segunda-feira (14). Após a capacitação, que segue até quarta-feira (16), os médicos serão encaminhados para cerca de 60 municípios catarinenses, onde atuarão nas redes de Atenção Básica, integrando as equipes de Estratégia Saúde da Família.

Nesta segunda, os médicos receberam informações de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) sobre políticas públicas, programas e ações desenvolvidos na Atenção Básica e Telessaúde. Na terça-feira (15), conhecerão o funcionamento do Serviço de Regulação do Estado, do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Centro de Informações Toxicológicas (CIT). Na quarta-feira (16), fechando o ciclo de palestras, acompanharão apresentações sobre o Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen), a Diretoria de Assistência Farmacêutica (DIAF) e as diretorias de Vigilância Epidemiológica (DIVE) e Sanitária (DVS).
De acordo com o coordenador estadual do Mais Médicos e diretor de Educação Permanente em Saúde da SES, Walter Vicente Gomes Filho, os profissionais passam por três etapas de acolhimento: nacional, estadual e municipal. Quando chegam às cidades, os médicos ainda têm dez dias de treinamento. “Assim eles conhecem a realidade local das comunidades onde irão trabalhar, estando aptos para iniciar as atividades”, disse.
Os médicos recém-chegados ao estado fazem parte do 4º ciclo do programa. São 96 cubanos e 21 intercambistas individuais vindos do Uruguai, da Argentina e também do Brasil. O médico uruguaio Diego Romero, que vai atuar em Balneário Gaivota, no Sul do estado, está entusiasmado com o trabalho. “Temos sempre as melhores expectativas. Aprendi na faculdade em Cuba a fazer a medicina humanizada, com promoção e prevenção da saúde na comunidade. É disso que gosto e é assim que pretendo fazer”, salientou.
A estimativa do coordenador estadual do Mais Médicos é ter 450 profissionais participantes do programa atuando em Santa Catarina até o encerramento do quinto ciclo, em maio. “A nossa avaliação até o momento é a melhor possível. Várias localidades não tinham profissionais há bastante tempo. Temos recebido um retorno importante das comunidades e dos secretários municipais de Saúde. Todos estão muito satisfeitos”, destacou Gomes Filho.
Os profissionais do programa recebem bolsa formação de R$ 10,4 mil por mês e ajuda de custo pagos pelo Ministério da Saúde. Em contrapartida, os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos participantes. Eles podem permanecer no Brasil por até três anos.
fonte:Ag.AL e foto Fabio Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário