segunda-feira, 28 de abril de 2014

Lideranças lançam Caravana da Agricultura Familiar em Santa Catarina

Escrito por: FETRAF-Sul



Coordenadores de sindicatos e entidades ligadas à Agricultura familiar se reuniram nesta sexta-feira (25) no lançamento da Caravana da Agricultura Familiar de Santa Catarina que acontecerá nos meses de maio, junho e julho deste ano. As atividades fazem parte da comemoração ao Ano Internacional da Agricultura Familiar e é uma parceria entre a FETRAF-SUL/CUT, Cresol, Cooperhaf e Unicafes.

A Caravana tem como objetivo disseminar as histórias e vivências de agricultores familiares e realizar ações que fomentam o debate sobre a agricultura no Estado, país e mundo, construir um projeto de desenvolvimento sustentável e fortalecer a participação e as políticas para mulheres e jovens. “Será um momento de socializar informações, de trazer pessoas para o debate, levar conhecimento para os municípios e refletir sobre o momento que estamos vivendo e as transformações que aconteceram nos últimos anos”, comentou o coordenador da FETRAF-SUL/CUT em Santa Catarina, Alexandre Bergamin.

Entre os assuntos que serão tratados durante a Caravana no Estado catarinense está a importância de produzir alimentos, a sucessão das propriedades e a conscientização dos governos e da sociedade sobre as políticas públicas necessárias para melhorar a qualidade de vida no meio rural, comercialização e industrialização de alimentos e habitação rural. “O debate é essencial para que a agricultura familiar sobreviva ao agronegócio. É hora de cada um assumir o seu papel e unir forças para alcançar nossos objetivos”, disse o presidente da Unicafes, Genes da Fonseca. Em cada etapa da Caravana acontecerão debates e oficinas temáticas para trabalho em grupo.

Os municípios que receberão a Caravana da Agricultura Familiar de Santa Catarina são Guaraciaba, Jaguaruna, Alfredo Wagner, Seara e Chapecó. A Caravana se encerra com o Encontro Estadual da Agricultura Familiar.
imagem ilustrativa-reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário