quarta-feira, 9 de abril de 2014

Observatório Astronômico de Videira terá horário especial para observação do eclipse total da lua no dia 15


O Observatório Municipal Astronômico Domingos Forlin está preparando toda a estrutura de telescópios e profissionais para atender o público interessado em visualizar o eclipse lunar total previsto para a madrugada do próximo dia 15 de abril. Segundo o secretário de Turismo e Cultura, Clemir Schmitt neste dia o Observatório fará horário especial de atendimento funcionando da meia noite as 6h. A previsão é que o eclipse possa ser visualizado a partir da 1h50 até as 3h45.

Sobre o eclipse:
 O eclipse lunar ocorre quando a Lua passa pela sombra da Terra, o que ocorre somente na fase Cheia, em que ela (a Lua) fica no lado oposto ao Sol em relação à Terra. Normalmente ocorrem pelo menos dois eclipses lunares por ano (um no outono e outro na primavera). Porém, há exceções como no ano passado (2013) que ocorreram três eclipses lunares (dois no outono e um na primavera). Também, os eclipses ocorrem somente nestas duas estações, pois é o período em que a Lua pode passar na frente do Sol (eclipse solar) ou atrás da Terra (eclipse lunar), devido à inclinação do eixo de rotação terrestre e da própria inclinação do eixo de translação da Lua em torno da Terra.

Na madrugada do próximo dia 15 (na noite de 14 para 15 de Abril) o eclipse lunar será totalmente visível em todo o território brasileiro. Terá início por volta das 1h53, com a totalidade ocorrendo por volta das 3:45h. Na prática, o maior obscurecimento terá início a partir das 3h e terminará por volta das 5:20h, permanecendo parcial até às 6:30 (com o dia claro,  será mais difícil de ser visualizado). Vale lembrar que a Lua não ficará totalmente escura mesmo na totalidade. Devido à luz desviada pela atmosfera da Terra, mesmo no máximo do eclipse a Lua terá uma coloração num tom vermelho escuro, tendendo ao marrom.

Os eclipses, tanto o lunar quanto o solar, estão muito associados à crendices populares, normalmente noticiando indícios de mau presságio. Os lunares totais, por conta da coloração avermelhada que a Lua adquire, são por vezes chamados de luas de sangue ou luas sangrentas. Muitas seitas anunciam o fim dos tempos ou início de períodos devastadores. Mas não passam de crendices que muitos aproveitadores utilizam para enganar os menos informados. A Lua com essa coloração ocorre todas as vezes em que há eclipse lunar total e é um fenômeno extremamente normal e recorrente, portanto, nada para se alarmar. Pelo contrário: é a oportunidade de observar um belo fenômeno da natureza (se as condições climáticas permitirem, claro).

Detalhes do eclipse poderão ser vistos no Facebook do Observatório

Quem quiser acompanhar os detalhes do eclipse lunar total, também poderá acessar a página do Facebook do Observatório: Facebook/Observatório Municipal Domingos Forlin (ODF) ou o site da NASA dedicado aos eclipses: http://eclipse.gsfc.nasa.gov/eclipse.html. “Diferente do que já se ouviu falar o site da NASA é público, portanto, todos podem acessar qualquer informação disponível a partir de suas casas”, destaca Schimitt.
Para ouvir a matéria clique aqui:
play
  AUDIO POPULAR FM
locução:Alan Santos
Fonte/envio:Popular FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário