terça-feira, 15 de abril de 2014

Comissão da Verdade ouve depoimentos em Joaçaba nesta terça-feira


A Comissão Estadual da Verdade Paulo Stuart Wright (CEV) realiza, nesta terça-feira (15), audiência pública em Joaçaba para ouvir depoimentos de pessoas da região presas ou torturadas durante o regime militar em Santa Catarina. O encontro será no auditório Afonso Dresch, no Campus 1 da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), a partir das 16h.
De acordo com levantamento da Comissão, na região do Meio-oeste catarinense há registro de que, pelo menos, 41 pessoas tenham sido presas e torturadas na época da ditadura. Advogados, agricultores, padres e parlamentares eram detidos em cidades como Joaçaba, Luzerna, Videira, Curitibanos, Concórdia e Caçador e depois encaminhados para Curitiba (PR), onde estava localizada a 5ª auditoria militar. Além de Joaçaba, a Comissão planeja realizar audiências públicas em Criciúma, São Francisco do Sul e Joinville. Quando as vítimas da violação de direitos humanos já faleceram, os membros da CEV podem colher depoimentos de parentes próximos e amigos.
O objetivo da Comissão Estadual da Verdade é ouvir depoimentos que possam auxiliar no trabalho de investigação das violações de direitos humanos praticadas por motivação política no Estado de Santa Catarina durante o regime militar. A CEV foi criada em 2013 e é composta por representantes do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC) e Coletivo Memória, Verdade e Justiça.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto:Comissão Estadual da Verdade Paulo Stuart Wright (Agência AL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário