quarta-feira, 29 de abril de 2015

ESTADUAL: Jornal dos Trabalhadores está de aniversário em Maio


O Jornal dos Trabalhadores de Santa Catarina está de aniversário, em maio estará completando 01 ano de história. Conhecido como o JT, o Jornal dos Trabalhadores é um informativo em áudio com duração de 15 minutos construído a partir das Rádios Comunitárias Associadas à ABRAÇO/SC na região do Contestado que realizaram uma experiência piloto interagindo com a Comunidade local, voltado à Classe trabalhadora. Fruto de um processo de debate e do planejamento estratégico nas instancias da ABRAÇO SC o JT - Jornal dos Trabalhadores foi lançado oficialmente no dia 7 de maio de 2014 no auditório da FECESC, sendo veiculado a primeira edição no dia 12 de maio de 2014 em todasas RADCOM afiliadas. Estabeleceu sua sede em Florianópolis e conta com correspondentes de todas as regiões de Santa Catarina, comunicadores e jornalistas das emissoras de Radios Comunitárias do estado. 


O JT é um importante meio de instrumentalização e informação qualificada produzido coletivamente pela equipe de comunicação comunitária da ABRAÇO/SC (Associação Catarinense de Rádios Comunitárias ). No intuito de tornar realidade o sonho da classe Trabalhadora de manter um canal de permanente dialogo com a sociedade catarinense a ABRAÇO/SC estabeleceu parcerias com movimentos sociais e sindicais com o objetivo de viabilizar a manutenção politica e financeira do JT. . 


Na comunicação comunitária e alternativa um dos principais desafios é a produção jornalística, oportunizando a voz e a vez dos trabalhadores e trabalhadoras, possibilitando que um fato do cotidiano de um município de pequeno porte torne-se notícia em rede estadual, levando assim informações que não estão na pauta dos meios de comunicação tradicionais. Sendo assim a ABRAÇO/SC investe na formação sistemática e permanente dos correspondentes de base e das direções das mais de 80 Associações Culturais e Comunitárias afiliadas. 


A ABRAÇO/SC mantem uma central de produção de conteúdos, produz diversos quadros como Giro Comunitário, Entrevistas, Direito e Saúde do Trabalhador e informações de relevante importância para o cotidiano da sociedade Catarinense e Brasileira..
O jornal dos Trabalhadores é veiculado na grade de programação em duas edições diárias as 7 horas no inicio da tarde de segunda a sexta-feira em todas as emissoras comunitárias filiadas a ABRAÇO/SC.


No dia 06 de maio será feito um ato de confraternização em homenagem ao primeiro aniversário desta conquista em Santa Catarina, o mesmo acontece em Florianópolis a partir das 9:00 horas no auditorio da FECESC com Encontro de Correspondentes, e as 16 horas no saguão da ALESC - Assembleia Legislativa de Santa Catarina partilha do Bolo do Primeiro aniversário do JT.
O Jornal dos Trabalhadores de Santa Catarina é um informativo articulado em outros estados como é o caso de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Acreditamos que cada edição é uma vitória da organização dos trabalhadores em busca da soberania comunicacional e do direito a comunicação das mais diferentes vozes.
Por Jornal Vitória
_________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário