quinta-feira, 16 de abril de 2015

III Seminário Nacional é realizado em Brasília



Centrais de Cooperativas de Crédito vinculadas a Confesol participam do evento

O III Seminário Nacional do Cooperativismo de Crédito Solidário reúne mais de duzentas lideranças do setor para discutir os avanços e desafios do crédito solidário para a Agricultura Familiar no Brasil. Entre os participantes estão dirigentes e funcionários das centrais de crédito Cresol Sicoper, Cresol Baser, Cresol Central, Acoob e Crehnor, todas pertencentes à Confesol.
A abertura oficial do evento foi realizada na última terça-feira (14 de abril) e contou com a participação de autoridades importantes no cenário nacional, como o Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias; o Ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Manuel Dias; o Senador da República, Donizete Nogueira (PT/TO); o Diretor Executivo do FGCoop, Lucio Faria; a Diretora Técnica do Sebrae, Heloísa de Menezes, a representante da Contag, Alessandra Lunas; a representante da Caixa Econômica Federal, Eliane Mattioli; o Gerente de Negócios com Cooperativas do Banco do Brasil, Álvaro Tosetto; o Presidente da Unicopas, Luiz Possamai; além de deputados federais, representantes da Confesol e homenageados. Durante o ato, houve o lançamento da pauta institucional do Cooperativismo Solidário, que representa um marco para o cooperativismo brasileiro.
Esta pauta é reforçada pela União Nacional das Organizações Cooperativas Solidárias (Unicopas), formada pela Unicafes, Unisol e Concrab, que juntas, através de sua base social, estão presentes em todos os estados brasileiros, representam mais de duas mil cooperativas com atuação nos diferentes setores da economia e englobam um público de aproximadamente 550 mil, organizados segundo os princípios do cooperativismo e da economia solidária. “A pauta política da UNICOPAS representa a síntese de demandas e proposições dos trabalhadores do campo e da cidade que, organizados em cooperativas, buscam a inserção nos processos de desenvolvimento local com geração de renda e trabalho de forma justa e solidária, promovendo a democratização das oportunidades na busca de qualidade de vida para todos”, destacou o Presidente da Unicopas, Luiz Possamai.
Na oportunidade, também foram assinados convênios em prol do desenvolvimento do cooperativismo de crédito e da economia solidária, entre a Confesol e o Sebrae Nacional, e entre a Unicafes, o Trias e o estado de Minas Gerais. Para finalizar, o Presidente da Confesol, Ailton Croda, destacou a importância dos debates para crescimento e desenvolvimento do cooperativismo e da agricultura familiar. “Esse seminário é um marco para que possamos, cada vez mais, avançar junto aos parceiros estratégicos e nos pautar nos desafios atuais do cooperativismo, voltando a promover a inclusão social, desenvolvendo produtos e serviços adequados e articulando os diferentes ramos cooperativistas. E estes avanços dependem de cada um nós: ministros, autoridades, diretores, colaboradores, nos desafiando na busca de novas oportunidades e superando os desafios a cada dia”, conclui.

Homenagens
Durante a primeira noite do evento, o Seminário também contou com homenagens a grandes lutadores e defensores da Economia Solidária, do direito a Cidadania e do Cooperativismo. Foram homenageados, na ocasião, o ex-senador e Secretário de Direitos Humanos, Eduardo Suplicy, o Deputado Federal e fundador do Sistema Cresol, Assis do Couto e o Secretário da Economia Solidária, Paul Singer.

Programação
Ao longo dos três dias de evento, o seminário envolve importantes discussões e painéis, com temas focados nas políticas públicas, no papel do cooperativismo solidário e no desenvolvimento rural sustentável, além dos desafios da inclusão sócio financeira e na relação do cooperativismo de crédito com os órgãos reguladores. Hoje (16 de abril), no último dia, o evento conta com apresentação de trabalhos grupais e Assembleia Geral da Confesol.

________________________
Assessoria de Comunicação da Central Cresol Sicoper
Fonte: Confesol
Imagens: Francielli Macagnan Damo
________________________________________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário