segunda-feira, 27 de abril de 2015

REGIÃO/Festa: festa em honra ao Padroeiro São Marcos






A comunidade de São Marcos de Tangara realizou no dia 26 de abril de 2015 a festa em hora a seu Padroeiro São Marcos. A programação teve inicio já na tarde do dia 25 com a gata .O domingo dia 26 inciou as ¨6:00 da manhã com o tradicional gato. As 10:30 Santa missa presidida pelo Pe. Carlos pároco da Paroquia Santo Antonio. Ao meio dia os participantes degustaram churrasco de gado, suíno,galinhas asada maionese saladas diversas pães e cuca. 
A Comunidade de São marcos foi fundada no ano de 1924 .As primeiras famílias a residirem foram Dalmolin, Rosatto,Fontana,Berhta,Piva,Ceron e Cavalca vindas do vizinho estado do Rio Grande Sul .A comunidade de São Marcos tem famílias socias. Que mantem a capela a qual foi construída no ano de A inauguração da atual capela foi no no de 1925 um salão comunitário e uma cancha de bochas onde são realizadas diversas competições em nível regional sendo uma dos melhores canhas para a pratica deste esporte que veio com a imigração Italiana para a nossa região.
Também a comunidade tem uma gruta com a imagem de Nossa Senhora de Lurdes fundada em 1946 uma construção de pedra localizada em meio a natureza cercada de uma majestosa mata e uma fonte de água de excelente qualidade muito apreciada pelos fieis que frequentam a gruta para orações, faze e pagar promessas podemos constatar isso com o numero de objetos deixado no interior da gruta como sinal da graça atendida. A equipe do Jornal Vitoria e da Agência Comunidade conversou com o seu João Rosatto que relatou alguns fatos, Rosatto contou que a construção da gruta teve a duração de um ano, foi idealizada por Julho Cavalca e os trabalhos foram coordenada pelo Julio Cavalca, Afonso Conchi e Liz Dar lago amigos vindos do município de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, sendo importante registrar que toda a sociedade de São Marcos se envolveram no trabalho .João Rosatto na época tinha 12 anos de idade e contribuiu com o trabalho durante o ano todo e sente-se gratificado por fazer parte desta historia que compõe o roteiro religioso ,cultural e turístico de nosso município João Rosatto em meio a um aperitivo no bar do Zanboni ao sábado de manha disse que seu pai Afonso Rosatto chegou no Brasil com 2 anos de idade vindo da região de Trento na Itália uma longa viagem de navio aportando no porto do Rio De Janeiro vindo morar no Rio Grande do Sul e décadas depois vieram para Tangara.
Reportagem do Jornal Vitória
________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário