O deputado Natalino Lázare (PR) é o autor de uma moção de apoio endereçada aos prefeitos de Xanxerê, Passos Maia e Ponte Serrana, que manifesta solidariedade aos moradores diante do momento difícil que atravessam pelos estragos causados por um tornado, que deixou inúmeras famílias desabrigadas, além de dois mortos, nesta segunda-feira (20).
O deputado lembra que este é um momento de reconstrução de uma comunidade de gente trabalhadora, que faz do Oeste de Santa Catarina uma referência em desenvolvimento e crescimento econômico. Natalino lembra que o município mais atingido foi Xanxerê, cidade que lembra bastante o estilo de vida de regiões como a de Videira, que tem sua economia baseada no agronegócio, especialmente na criação de aves e suínos.
"Precisamos prestar solidariedade e auxílio às estas pessoas, cujas casas e pertences foram todos levados por esta catástrofe. Acredito na força do trabalho destes catarinenses, que vão restabelecer seu cotidiano normal em pouco tempo", diz o deputado.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos que formaram o tornado podem ter variado de 100 km/h até 330 km/h por volta das 15h, horário do fenômeno. A escala de classificação de tornados começa em 65 km/h e chega a mais de 500 km/h. O F0 é o mais fraco e o F5 é considerado o mais forte. Pelas características dos estragos e pela intensidade dos ventos, este deve ficar entre F2 e F3.
A moção de apoio foi aprovada em plenário por todos os deputados e será encaminhada aos prefeitos dos respectivos municípios. Além disso, a Assembleia Legislativa vai acompanhar os trabalhos de reconstrução auxiliando na aprovação de matérias que possam acelerar a reconstrução daquela comunidade.
Assessoria de Imprensa
__________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário