sexta-feira, 17 de abril de 2015

REGIÃO/Campos Novos: Colheita de Milho ultrapassa tetos produtivos de 200 sacas por hectare


Acolheita de milho nesta safra deve ultrapassar 200 sacas por hectare



Campos Novos - Com algo em torno de 25% da área total de milho colhida, entre os produtores da Coocam, o indicativo é que sejam ultrapassados os tetos produtivos de 200 sacas por hectare. Isso representa quase 20% a mais da média do município que é de 170 sacas por hectare de terra. As colheitas iniciaram nos primeiros dias de março e devem seguir até meados de abril. 
Segundo informações do departamento técnico da Cooperativa, em 2015 espera-se alcançar a marca das 91.800 toneladas do grão, num total de 9 mil hectares plantados no município. Em 2014, 10,5 mil hectares foram plantados, o que resultou na colheita de 94.500 toneladas de milho em Campos Novos. 
Essa redução de área , segundo o vice presidente da Coocam, Riscala Miguel Fadel Junior, se deu devido ao alto custo da implantação da lavoura, somado ao alto risco climático a que o produto se sujeita. "Se fizermos um comparativo, no ano de 2002, a saca de milho era vendida pelo mesmo valor que vendemos hoje. No entanto, nesses 13 anos, os preços dos insumos agrícolas, do maquinário empregado na lavoura e da mão de obra tiveram aumentos gradativos. Esse é o cenário que o produtor tem com o grão neste momento.", explicou. 
Assim, mesmo com a redução da área plantada em 1,5 mil hectares, a alta produtividade alcançada com um manejo adequado deve garantir um salto de 1,2 toneladas a mais por hectare plantado. " Neste ano a redução de área não terá impacto tão significativo porque as áreas estão indicando índices produtivos bem acima da média. Mesmo assim é necessário que sejam feitas políticas de incentivo ao cultivo de milho, haja vista que cada vez mais produtores migram para a cultura da soja, devido a rentabilidade, liquidez e baixo risco climático que o produto oferece.", explicou o engenheiro agrônomo da Coocam, Cristiano Nascimento. 
Porém, a necessidade de aumento de produção do grão é um problema a ser sanado. Santa Catarina consome anualmente 2,5 milhões de toneladas de milho. Para suprir essa necessidade, 50% do cereal é importado de outros estados como Paraná, Mato Grosso do Sul, e Mato Grosso e ainda do Paraguai. "Isso implica em perda de competitividade para as indústrias de processamento de carnes - com ênfase para as de aves, mesmo Santa Catarina sendo uma das maiores exportadoras do produto.", analisou Riscala.

Concurso de produtividade de milho tem as primeiras áreas colhidas 
Já iniciaram as colheitas das áreas inscritas no concurso de produtividade de milho - Grãos de Ouro, e de soja - Top produtividade, realizados através de parceria entre Coocam e Syngenta para a safra 2015. 
Segundo o engenheiro agrônomo da Coocam, Cristiano Nascimento as colheitas realizadas indicam o alcance de tetos altíssimos, ultrapassando as médias históricas. "Mesmo com áreas pequenas, foram empregadas práticas agronômicas inovadoras e que se mostraram eficientes. E o melhor, elas estão sendo avaliadas como financeiramente viáveis para o produtor.", disse. 
As colheitas do concurso de produtividade devem encerrar-se ao final da segunda quinzena de abril.

Fonte: Assessoria de Imprensa COOCAM
___________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário