Neste domino, dia 13 de setembro será realizada, na Diocese de Caçador, no município de Timbó Grande, em Santa Catarina, a 23ª Romaria da Terra e da Água. Com o tema “Romaria do Centenário do Contestado” e o lema: “Redutos de resistência, esperança e encantamento da vida”.
A Romaria é uma iniciativa da Igreja Católica, coordenada pela Comissão Pastoral da Terra e das águas. Neste ano, a Romaria foi assumida e contará com a participação de todas as dioceses e regionais do Sulão do Brasil: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. A Diocese de Caçador está se preparando para acolher milhares de pessoas, neste dia de celebração, reflexão, partilha e compromisso com a defesa da vida.
A terra do Contestado continua marcada pelo conflito ocorrido há cem anos, que assassinou milhares de caboclos e camponeses e, também, pela resistência e esperança desse povo sofrido, esquecido e desprezado, que lutou e luta por dias melhores. Neste sentido, a Romaria quer elevar o estímulo do povo da região e fortalecer as suas diferentes formas de organização, despertando em todos a sensibilidade humana, o respeito pela vida, o repúdio à opressão e à violência, e o cumprimento do mandato do Senhor para que a justiça floresça sobre a terra.
Dom Severino destaca que a Diocese de Caçador está se preparando para acolher milhares de pessoas, neste dia de celebração, reflexão, partilha e compromisso com a defesa da vida. “Nós, catarinenses, e, de modo todo especial e com alegria contagiante, a Diocese de Caçador com suas 25 paróquias e mais de 500 comunidades, nos ocuparemos, com determinação e alegria evangélica, para marcar presença e acolher bem a todos os visitantes. Como Igreja em comunhão, que caminha ao encontro das pessoas que fomentam a esperança e alegria no seguimento a Jesus Cristo, como discípulos missionários, não teremos outra programação em nossas comunidades no final de semana da Romaria”, enfatiza Dom Clasen.
A Romaria da Terra será um grande momento de celebração, para o povo expressar seu acolhimento, sua fé, sua resistência, sua capacidade de partilhar a vida, a terra, a água, os sonhos e as conquistas, na busca constante por uma sociedade melhor, mais includente, democrática, justa e respeitosa da vida em todas as suas dimensões.
Programação:
08h – Acolhida e concentração dos romeiros na avenida central de Timbó Grande, próximo à Igreja Matriz.
8h30 – Abertura da Romaria e mística de acolhida e memórias das Romarias na irmandade cabocla.
10h – Início da caminhada até o local da Romaria, entendido como um reduto místico da celebração.
Ao término da caminhada haverá o plantio da cruz de cedro, com rituais e reflexões sobre o Contestado.
12h – Almoço partilhado. Os romeiros são convidados a trazerem seus lanches para a partilha. No local, também, haverá barracas dos movimentos, pastorais sociais e paróquias que oferecerão gratuitamente alimentação/sucos para os romeiros. Não haverá nada comercializado na romaria, nem água, refrigerantes, ou quaisquer outros produtos.
Durante a tarde haverá diversas reflexões, apresentações culturais, etc.
15h – Celebração Eucarística
16h – Previsão de encerramento e envio dos romeiros e caravanas.
SERVIÇO:
Evento: Romaria do Centenário do Contestado em Santa Catarina
Lema: “Redutos de resistência, esperança e encantamento da vida”.
Dia: 13 de setembro de 2015
Local: Timbó Grande - SC (Diocese de Caçador)
Outras informações com:
Setor de Comunicação - Mitra Diocesana de Caçador
Fone: (49) 3563 - 2045
E-mail: pascomcacador@gmail.com e jornalfontecacador@gmail.com
_____________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário