segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Greves mobilizam 300 mil servidores federais

foto:radioag.np


Os servidores públicos federais em greve realizaram, na última quinta-feira (9), manifestações em todo o país. Segundo estimativas dos sindicatos, são ao menos 27 órgãos federais mobilizados com cerca de 300 mil trabalhadores parados. As greves se concentraram nesses meses, pois o governo federal tem até o último dia de agosto para enviar o Orçamento 2013, no qual estarão definidos os reajustes para o próximo ano.
Muitas das categorias mobilizadas reivindicam o fim do arrocho salarial, a jornada de 30 horas semanais e a paridade entre a aposentadoria e a remuneração dos servidores da ativa.
Uma das paralisações é a dos professores de universidades federais, que já dura quase três meses. Depois da última rodada de negociações com o governo, a maioria da categoria decidiu manter a greve. Pelo menos 53 das 61 universidades estão paradas. Os servidores e técnicos-administrativos dessas instituições também estão paralisados.
Ainda estão em greve policiais federais e rodoviários federais; servidores do Incra; da Funai; do IBGE; de agências reguladoras como a Anvisa, a Anatel e a Aneel; técnicos do Banco Central; entre outros.
fonte:Radioagência NP, Vivian Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário