Depressão - crédito imagem: filhosdamisericordia.blogspot.com |
A depressão afeta mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A nota de alerta para a doença foi publicada na véspera do Dia Mundial da Saúde Mental, que acontece nesta quarta-feira (10).
De acordo com o órgão, menos da metade das pessoas com a doença recebem tratamento adequado e, em muitos países, menos de 10% dos doentes que sofrem de depressão conseguem ajuda. Para a Organização, um dos desafios é combater o estigma que existe em torno da doença, além da necessidade da implementação de tratamentos por parte dos governos.
Segundo a OMS, a depressão se caracteriza por um sentimento de tristeza, perda de interesse, entre outros sintomas, que podem interferir na capacidade de agir em situações no trabalho, escola ou em casa. Os casos mais graves podem levar ao suicídio.
A Organização alerta também para o sucesso do tratamento quando a doença é diagnostica e cuidada de forma adequada. Destaca, também, que fatores como crises econômicas, desemprego, conflitos e desastres podem aumentar a chance de desordens mentais.
Em setembro deste ano, a OMS publicou um relatório que apontava um milhão de suicídios por ano, o que corresponde ao número maior que as vítimas de guerras e homicídios.
fonte: Radioagência NP, Daniele Silveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário