terça-feira, 8 de outubro de 2013

Categorias unem forças na Jornada Mundial pelo Trabalho Decente


Como parte da Jornada Mundial pelo Trabalho Decente, centrais sindicais realizam protestos nesta segunda-feira (7), na cidade de São Paulo. As ações acontecem em frente a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Avenida Paulista, e diante de uma concessionária da Nissan, na zona leste da capital.
O ato contra a montadora japonesa ocorre devido a denúncias de práticas consideradas antissindicais. Essa postura é comum principalmente nas unidades da empresa nos Estados Unidos, onde a multinacional impede que os trabalhadores se organizem e estejam filiados a sindicatos.
A mobilização é reforçada pelas categorias em campanha salarial neste segundo semestre: bancários, químicos, metalúrgicos, comerciários, trabalhadores nos Correios e petroleiros. Organizam as atividades a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Força Sindical e a União geral dos Trabalhadores (UGT).
Os trabalhadores reafirmam o combate à aprovação do Projeto de Lei 4330, que libera a terceirização inclusive na atividade principal da empresa, seja ela pública ou privada.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), trabalho decente é aquele adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança e capaz de garantir uma vida digna aos trabalhadores.
                
Radioagência NP, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário