foto: assessoria de comunicação |
Produzido pelo professor Jucemar da Luz, o filme retrata o primeiro combate da guerra, focalizando a passagem do monge José Maria e o conflito que ceifou a vida do próprio monge e também do coronel João Gualberto. O documentário é cem por cento produzido com alunos, caracterizados com os personagens da época.
O professor conta que levará alguns dias para as gravações e edições do material. “Já produzi mais de uma centena de pequenos vídeos, mas este é o nosso primeiro média-metragem realizado com tecnologia educacional”, disse. Ele ainda destacou que “produzir filmes com este tema é viver a emoção de conhecer e valorizar a nossa própria historia”.
Os alunos que estão interpretando os personagens comentaram ser muito gratificante poder participar do documentário que é parte da história da região.
Segundo o professor e produtor, o direcionamento dos fatos é um dos pontos fortes do filme, baseado na publicação de “Geração do Deserto”, de Guido Wilmar Sassi, retratando uma das mais antigas versões da história.
De acordo com Jucemar, as falas mescladas interagem com as das testemunhas populares por meio de visões ecléticas acerca das mesmas narrativas históricas, possibilitando que o espectador faça o seu juízo.
Ele ainda ressalta que o documentário valoriza a passagem do monge pela região catarinense e a sua popularidade entre os caboclo, bem como a reação das forças militares, cumpridoras de sua função social, e principalmente, o povo caboclo, desassistido de Justiça e condições sociais, vendo ameaçado o seu bem maior, a terra que habitava há gerações e que foram postas em dúvidas pela legislação da época.
A exibição do filme acontecerá no dia 22 de outubro na escola, juntamente com a exposição de trabalhos, poesias, pinturas e informações sobre a Guerra do Contestado. A produção ficará acessível para a comunidade escolar através de DVDs, ou mesmo pela internet, através do blog anotandohistoria.blogspot.com.br.
FONTE:Oestemais
Nenhum comentário:
Postar um comentário