quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Curitibanos recebe médicas cubanas



Curitibanenses contam agora com três novas médicas. As profissionais contratadas para o Município de Curitibanos através do Programa Mais Médicos do Governo Federal foram apresentadas à imprensa local na última semana, a Rádio Comunitária Maria Rosa  FM participou da cobertura para levar informações a comunidade, esteve também presente a Diretora Presidente da Abraço/SC ( Associação Brasileira das Rádios Comunitária do Estado de Santa Catarina) a Sra Ines Fortes. O prefeito José Antonio Guidi (Dudão) afirmou que as três médicas são bem-vindas e complementam a boa estrutura humana que vem desenvolvendo importante trabalho na Secretaria de Saúde.

A brasileira Isis Vasconcelos, do Espírito Santo, já trabalhou em Curitibanos em 2012 e foi contratada pelo Mais Médicos há um mês. Isis atende comunidades de interior e do bairro São Francisco. Já as cubanas Yahumara Hidalgo Ceruto e Yaite Acuna Silva chegaram na última sexta-feira (1º de novembro) e estão conhecendo a estrutura local.

As duas médicas estrangeiras têm especialização em saúde da família e mestrado e já atuaram em outros países. “Em Cuba, nós estudamos seis anos do curso de medicina, mais três anos de especialização em Saúde da Família e mais um ano para cada mestrado”, esclarece Yahumara, mestre em atenção médica a crianças.

Yaite observou que embora Curitibanos tenha uma boa estrutura física para a Saúde, tem poucos médicos atuando para atender à população. Ela informou que em Cuba um médico atende menos que dois mil pacientes enquanto apenas no bairro em que vai atender, Nossa Senhora Aparecida, no Posto de Saúde Dr. Eugênio Cavali localizado no Parque de Exposições Pouso do Tropeiro, são cadastrados cerca de nove mil pacientes.

Nesta semana, as cubanas estão acompanhando o trabalho desenvolvido pelos brasileiros e a partir da próxima semana iniciam os atendimentos aos pacientes. Tanto Yaite quanto Yahumara compreendem bem o português, mas serão acompanhadas de enfermeiros, caso necessitem de ajuda para orientar os pacientes.

 “A troca de experiência entre os médicos deve apresentar um resultado muito positivo”, acredita a secretária Carine Tatsch. Segundo ela, as estrangeiras ficaram impressionadas com a variedade de medicamentos disponíveis nas unidades de saúde e avalia que elas devem dar sua maior contribuição com medicina preventiva.

--

fonte:Prefeitura de Curitibanos/radio Maria Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário