Diretor de 1º Assalto ao Trem Pagador é convidado especial da Revista do Cinema Brasileiro e faz revelações sobre os desafios de uma produção no interior do Brasil.
Por: Cleide Fátima – Especial São Paulo – SP
Famoso por semanalmente levar ao ar entrevistas de grandes diretores, dos principais críticos de cinema do país e atores consagrados, o programa Revista do Cinema Brasileiro, abre espaço para um cineasta que aposta em um novo formato para o cinema. Ousando na criatividade Ernoy Luiz Mattiello é idealista e defende uma proposta de que a arte cinematográfica tem que se parecer com a realidade. Por essa razão explora o realismo nas locações que realiza.
Ancorada pela atriz Natália Lage, a atração vai ao ar às 21:30 desse sábado pela TV Brasil, principal emissora da Rede Pública de Televisão. Em pauta experiências como as de O 1º Assalto ao Trem Pagador, filme em que o cineasta coloca em cena 85 atores regionais, revivendo a contundente história de Zeca Vaccariano, um homem circundado de mistérios.
Mitos que misturados a personalidade autêntica do radialista Tchê Mendes, que revive José Antônio de Oliveira, o tal Zeca Vaccariano, compõem a estética perfeita para a estreia de Gabriel Sater, cantor, compositor e filho de Almir Sater, como ator, vivendo o escriturário Carlos Gaethener.
A obra coproduzida com Vilmar Sartori e o saudoso carnavalesco e jornalista, João Paulo Dantas, já foi apreciada por milhares de expectadores em sessões de cinema e na televisão. Falar do filme em entrevista na TV Brasil é uma oportunidade singular para apresentar formato de uma produção, que segundo o diretor Ernoy Mattiello, cumpre o propósito de imortalizar um dos mais instigantes episódios da história catarinense. Mattiello ressalta o critério utilizado pelas emissoras nacionais para a exibição de conteúdo, os quais além de qualidade técnica levam em consideração a relevância do assunto para a sociedade: “Fazer de um acontecimento histórico local tema para um documentário de interesse nacional exige além de feeling apurado do diretor, grande poder de convencimento e credibilidade”, afirma.
O 1º Assalto ao Trem Pagador teve pré-estreia na TV Paraná Educativa, já foi exibido pela TV Câmara, TV Senado, TV Aparecida e em breve tem previsão de novas estreias nacionais. O momento é realização, e motivos de comemorações não faltam para Euzébio Vieceli, prefeito de Pinheiro Preto, SC, cidade que surgiu na região do atentado ao pagador anos mais tarde: “ Sabemos da importância da documentação cinematográfica deste episódio, marcando um momento singular na história. Reviver a saga de Zeca Vacariano é como voltar no tempo e desvendar segredos ocultos da trajetória de nossos antepassados”, conclui.
Além das grandes redes de televisão, o documentário que rememora o assalto ao trem pagador também está presente em mais de 400 canais alternativos. São canais universitários, educativos e até mesmo os comunitários, distribuídos pela tv à cabo. E as ações de marketing da obra e distribuição não param, já que segundo a direção do filme, a ideia é estra ao alcance de todos. O filme também já está disponível em DVD nas video locadoras e tem feito sucesso. O docudrama também já chegou as instituições de educação da Região do Contestado, participou dos festivais de cinema de Gramado e Brasília e agora é tema de entrevista em redes nacionais.
A participação do cineasta Ernoy Mattiello no programa Revista do Cinema Brasileiro pode ser acompanhada de qualquer ponto do país: Basta sintonizar aTV Brasil na parabólica, analógica ou digital. A emissora também está disponível na Sky pelo canal 166, o canal é o 113, Oi TV canal 20, Claro TV canal 124. O Canal também está presente nas operadoras Vivo TV, NET e GVT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário