sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Alunos de Videira estão no Rio de Janeiro para disputar a Olimpíada de Foguetes


Os estudantes do IFC Videira, Fabiano Peretti, Gustavo Perin, Luiz Alexandre Abitante e Maurício Friedemann embarcaram para Barra do Piraí (RJ), na quinta-feira, dia 31 de outubro, para competir na Olimpíada de Foguetes.
 Basicamente, a competição consiste em construir um foguete com garrafa pet usando combustível à base de vinagre e bicarbonato de sódio. 

Em maio, a equipe “BLACR” venceu em uma disputa interna do IFC com a participação de quase 200 alunos no campo do Medalhão. Na ocasião, os estudantes conseguiram lançar seu foguete a uma distância de 182,5m, mas garantem que desde então toda a semana trabalham para melhorar essa marca e garantir uma boa colocação na fase nacional. A equipe de Videira foi a única entre todos os 11 câmpus do Instituto Federal Catarinense a se classificar para a fase nacional.

O lançamento do foguete será realizado no Hotel Fazenda Ribeirão, onde também ocorrerá a apresentação teórica da equipe para três professores de locais diferentes. “Vamos competir com outras 100 equipes, estamos um pouco apreensivos, mas otimistas porque nos preparamos muito”, comentam.

Os alunos contam que dedicaram finais de semana na preparação para a fase nacional. “Foram muitos testes para chegar neste modelo de foguete, trabalhamos entre três e quatro semanas só para identificar o peso ideal”, citam. Os alunos explicam que muitos fatores influenciam na distância atingida, entre os principais está o peso da ponta do foguete, a correta colocação das asas e evitar o vazamento de combustível.

Nome da equipe é homenagem aos pais e professor

O nome da equipe, “BLACR”, foi a forma que os estudantes encontraram para homenagear os pais e o professor que orientou o projeto. A sigla BLACR é composta pela primeira letra do nome de cada um, confira:

Bruno Luiz Perin (pai de Gustavo Perin)
Luiz Humberto Habitante (pai de Luiz Alexandre Habitante)
Albino Peretti (pai de Fabiano Peretti)
Carlos Friedmann (pai de Maurício Friedemann)
Raul Eduardo Fernandez Sales (professor que orientou o trabalho da equipe)

O professor homenageado ressalta que a participação neste projeto criou e fortaleceu a relação aluno-pai-professor. “Os alunos se reuniam nos finais de semana para aprimorar o foguete. Em função disso, os pais sempre estavam presentes e acabaram se envolvendo. Como eu também participava, houve uma aproximação entre todos do grupo, o que foi muito positivo”. 

A competição é realizada até o dia 03 de novembro no Hotel Fazenda Ribeirão em Barra do Piraí - RJ. Os alunos viajaram acompanhados pelo professor de física Jaquiel Salvi Fernandes.


Com as informações do IFC Videira
POPULAR FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário