Acontece no dia 24 de abril o III Seminário de Saúde do Trabalhador, promovido pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Joaçaba, com o apoio de várias entidades que possuem atuação na cidade e na região. O evento é gratuito e acontecerá à noite, a partir das 19h, no Auditório Afonso Dresch, na Unoesc Joaçaba.
Nesta edição, a programação compreenderá dois pronunciamentos: o primeiro será do Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde do Trabalhador da Assembleia Legislativa, deputado estadual Neodi Saretta; o segundo do juiz do Trabalho de Joaçaba, Rodrigo Goldschmidt. Após estes pronunciamentos, será aberto espaço para perguntas da plateia e o debate sobre os assuntos abordados pelos dois palestrantes.
O seminário é direcionado a estudantes e trabalhadores de todos os setores produtivos. Coloca em discussão o grande número de acidentes e doenças ocupacionais – no Brasil, o número médio de mortes por acidente ou doença do trabalho é de 23,28 por dia –, o papel e responsabilidades do poder público, dos trabalhadores e das empresas nesse contexto e as políticas públicas necessárias para diminuir os índices de acidentes e doenças ocupacionais. Também tem o objetivo de disseminar junto aos trabalhadores a ideia de que a saúde deve estar em primeiro lugar e ser preservada independente da natureza do trabalho.
Conforme a presidente da CIST e o presidente do CMS, Marisa Magali Maieski Wames e Jair Schüler, nesta edição o evento também quer discutir as ações necessárias o para implantação da Vigilância em Saúde do Trabalhador e um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. O assunto será exposto pelo deputado Neodi Saretta, que participou da última reunião da comissão organizadora do evento, realizada na sexta-feira.
– Não tem como imaginar esta região sem um Cerest – disse o deputado, lembrando que a região precisa de articulação política para conseguir montar esse centro.
Ele também falou sobre o trabalho da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde do Trabalhador e de um estudo divulgado recentemente pelo Ministério Público do Trabalho que mostra Santa Catarina com índice 48% acima da média nacional em adoecimentos no trabalho. – Não podemos continuar com esses dados. Somos um estado mais rico que a maioria dos estados brasileiros, temos que estar abaixo da média nacional [no índice de adoecimento no trabalho] –, acrescentou.
Inscrições
A participação no evento é gratuita, mas é necessário fazer inscrição até o dia 23 de abril. Para se inscrever, basta preencher uma ficha disponível nos sindicatos parceiros na realização do evento, na agência do INSS de Joaçaba, na sede da ACIOC e no sitewww.cmsjoacaba.com.br.
No dia do evento, haverá transporte gratuito para os participantes, com saída às 18h30 em frente à Igreja Matriz, em Joaçaba, e retorno ao término do evento, até o mesmo local.
Concurso de Fotografias
Nesta edição, a programação do Seminário de Saúde do Trabalhador inclui um concurso de fotografias sobre o tema "O trabalho pela vida. Não a vida pelo trabalho”. O objetivo desta ação é chamar atenção para o cotidiano local, com imagens que retratem indivíduos exercendo suas atividades em situações de risco e negligência, acidentes ou adoecimento em decorrência do trabalho registrados na região.
Qualquer pessoa pode participar. A inscrição pode ser feita até o dia 18 de abril, no site www.cmsjoacaba.com.br, onde também é possível encontrar o regulamento, com mais detalhes sobre o concurso. Serão selecionadas 10 fotografias finalistas e as três primeiras colocadas serão premiadas na noite do Seminário, com equipamentos eletrônicos doados pela Receita Federal.
Parceiros
A CIST e o Conselho Municipal de Saúde têm como parceiros na realização do III Seminário de Saúde do Trabalhador a Previdência Social, a Unoesc, o Sesi, a ACIOC, a Associação dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social de Joaçaba, Herval d'Oeste e Luzerna (Asaprev), a Receita Federal, a empresa Estrelatur e os seguintes sindicatos: dos Empregados no Comércio; dos Empregados em Estabelecimentos Bancários; dos Vigilantes e Empregados em Empresas de Segurança e Vigilância, Empresas Prestadoras de Serviço, Asseio e Conservação e de Transporte de Valores; dos Trabalhadores na Industrias de Carnes e Derivados, Indústrias de Alimentação e Afins de Joaçaba e Região; dos Trabalhadores Rurais de Joaçaba e Luzerna; dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico; dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Joaçaba; Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários Coletivos e de Cargas de Joaçaba e Região; dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários; dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Joaçaba.
Fonte: CacodaRosa/Bruna Santos de Andrade/Unoesc
Nenhum comentário:
Postar um comentário