Reivindicar mais segurança no transporte público e denunciar o machismo. Com esta pauta, manifestantes realizaram o primeiro "rolezinho" de mulheres contra as encoxadas no transporte público. O ato, organizado pelo Levante Popular da Juventude, ocorreu durante o horário de pico, nesta quarta-feira (2), na estação Sé do metrô, no centro de São Paulo.
Com o lema "É o fim da linha para os machistas", os manifestantes portavam faixas com os dizeres: "Eu não mereço ser encoxada" e "Mulheres, levantem-se contra o machismo".
No último mês, ocorreram várias prisões de molestadores que se esfregam nos trens lotados do metrô e da CPTM ou tentam tirar fotos por debaixo da saia de mulheres. Há denúncias, inclusive, de eventos e páginas na internet que organizam ações e incentivam esse tipo de violência.
Recentemente uma propaganda de rádio veiculada em uma emissora de São Paulo causou revolta por afirmar que "trem lotado é bom para xavecar a mulherada". O anúncio era associado pelo locutor da emissora ao Governo do Estado de São Paulo.
No fim da semana passada, uma pesquisa do IPEA revelou que a maioria dos brasileiros são tolerantes ao estupro de mulheres com roupas curtas.
Fonte:Brasil de Fatofoto reprodução
Nenhum comentário:
Postar um comentário