A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) entregou, nesta segunda-feira, 1º de outubro, um novo aparelho CG-MS (Cromatógrafo Gasoso) que será utilizado pelos peritos criminais do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Santa Catarina. O Cromatógrafo Gasoso com Detector de Massas (CG-MS), do tipo quadrupolo, é um equipamento que será utilizado na identificação de substâncias não biológicas, como drogas sintéticas: ecstasy e LSD, lança-perfume, venenos, acelarantes de incêndio, bebidas alcoólicas e materiais indeterminados (pós e líquidos). O aparelho foi adquirido por meio de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública - Senasp.
O secretário de Segurança Pública, Cesar Augusto Grubba, falou da importância na aquisição de equipamentos modernos que contribuem para a qualificação e melhoria do serviço público. "Este aparelho é o que há de mais moderno no país, o que representa uma precisão nos resultados", afirmou.
Para o perito criminal bioquímico Jair Silveira Filho, que atua no setor de Química Forense do Instituto de Análises Forenses (IAF), com a disponibilidade de mais este equipamento, a perícia ganhará em qualidade, pois não haverá contaminação entre materiais biológicos e não biológicos. "Também haverá maior agilidade na elaboração de laudos periciais. É possível realizar análises simultâneas nos dois equipamentos", explica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário