Os jovens estão entre as maiores vítimas de mortes por arma de fogo, representando 67,1% dos casos. De acordo com o Mapa da Violência 2013: Mortes Matadas por Armas de Fogo, de cada três mortos por arma de fogo, dois estão na faixa etária entre 15 e 29 anos.
As informações foram divulgadas pela Agência Brasil na última quarta-feira (6), e fazem parte de uma publicação do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos e da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais.
O estudo analisou óbitos decorrentes de homicídios, suicídios ou de intencionalidade desconhecida, cuja característica comum foi a morte causada por arma de fogo. Na análise do período de 1980 a 2010 foram registradas 799.226 mortes nessas condições.
O estudo apontou também que a maioria dos homicídios são resultados da chamada “cultura da violência”, decorrentes de motivos fúteis, como brigas, ciúmes, conflitos entre vizinhos, violências domésticas, desentendimentos no trânsito. A informação contraria a associação, normalmente feita pela segurança pública, de que os homicídios no país estão relacionados a crimes, como o tráfico de drogas.
fonte: Radioagência NP, Daniele Silveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário