imagem ilustrativa |
Durante toda a quinta-feira, 31, enfermeiros que atuam na atenção básica dos municípios de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Videira participaram de uma capacitação prática sobre a aplicação de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite virais (tipo B e C).
O curso aconteceu no auditório da Gerência Regional de Saúde (Gersa) e foi ministrado por bioquímicas do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Joaçaba, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde. “Este é um modelo novo de teste, por isso estamos capacitando os profissionais. Antes demorava alguns dias para o paciente ter o resultado e a partir de agora o resultado sai em 15 minutos”, explicou a enfermeira da Gersa, Eni Vendruscolo.
O objetivo do teste rápido é ampliar o acesso ao diagnóstico do HIV, sífilis e Hepatites virais, visando à eficiência do tratamento, começando-o precocemente em caso de resultados positivos. Os exames rápidos são indicados para as gestantes, pacientes que já possuem alguma doença sexualmente transmissível, pessoas que tiveram algum quadro de exposição a riscos, como por exemplo relações sexuais sem proteção ou violência sexual.
Segundo a bioquímica do lacen, Ligia Bacalchuk, o exame é confiável e seguro. “Os profissionais que aplicarem os testes devem seguir rigorosamente todos os critérios, dessa maneira, o diagnóstico estará correto. Por se tratar de um teste laboratorial, ele tem algumas peculiaridades, que foram repassadas hoje aos enfermeiros, afinal, são eles que farão os laudos, então eles precisam saber como proceder”, destacou.A meta,segundo o secretário Evandro Colle, é que até 2014 todas as Unidades Básicas de Saúde
Com as informações da SDR Videira/POPULAR FM
Nenhum comentário:
Postar um comentário