quarta-feira, 30 de abril de 2014
Reunião amanhã com Secretário Estadual de Educação para debater construção da Escola Estadual no bairro São Miguel
Uma delegação fraiburguense formada por 14 representantes das organizações integrantes da Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel, mais os vereadores José Darci França (presidente da câmara) e Josiel Nunes, o vice-prefeito Juliano Costa e o prefeito Ivo Biazzolo irão a Florianópolis amanhã (30/04), para participar de audiência com o secretário estadual de educação Eduardo de Deschamps, para debater o projeto de Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel, a reunião acontece na secretária estadual de educação, as 15h00min.
O encontro agendado para acontecer nesta quarta-feira, foi confirmado pela assessoria do deputado estadual Padre Pedro Baldissera ontem (28/04) no final da tarde, é o desdobramento da audiência que o parlamentar teve com o governador do estado no inicio de abril. Na oportunidade o deputado Padre Pedro estava na condição de presidente interino da ALESC (Assembleia Legislativa de Santa Catarina).
A Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel, foi lançada em abril de 2011, no período foram desenvolvidas várias atividades.
fonte/envio: Apafecterça-feira, 29 de abril de 2014
Maio terá dois Dias D no comércio de Videira
O argumento de que faltou tempo para comprar o presente do Dia das Mães, não poderá ser usado pelos filhos de Videira e região. Foi pensando nas pessoas que trabalham durante todo o dia, que a Câmara de Dirigentes Lojistas de Videira (CDL), preparou horários de atendimento diferenciados para a data comemorativa. O presidente da CDL, Evandro Colle aponta que no mês de maio, as lojas associadas farão dois sábados D: os dias 3 e 10, quando o comércio seguirá aberto até as 16 horas.
“Nossa intenção é oferecer oportunidade de compras para todos os consumidores” diz o presidente apontando que para o comércio de Videira, o Dia das Mães, é considerado como o segundo Natal, porque as vendas têm um grande acréscimo nesse período. “Estamos otimistas com o mês de maio por ser o início do inverno, com a troca de temperatura e até mesmo pela tradição do mês das noivas e das mães, o que movimenta o comércio de presentes em geral”
Colle explica ainda que expectativa da CDL Videira, em relação às vendas a crediário é de crescimento de 2%, em relação ao mesmo período do ano passado. “É preciso esclarecer que esse percentual só diz respeito as vendas com cheque e crediário que é mensurável através das consultas via SPC. Já as vendas com cartão de crédito e a vista não são registradas, por isso a estimativa de crescimento deve ser bem superior”.
Para ouvir clique aqui:30 04 2014 - AUDIO POPULAR FM
Locução Alan Santos
Locução Alan Santos
Operação Dia do Trabalho da PRF inicia a zero hora desta quarta-feira
A Polícia Rodoviária Federal inicia a partir da zero hora desta quarta-feira (30), a Operação Dia do Trabalho que se estende até a meia noite de domingo (04). Diferentemente de 2012 quando o feriado caiu em uma quarta-feira, neste ano serão quatro dias de operação com reforço policial. A finalidade da Operação deste ano consiste em reforçar o efetivo empregado nas ações de policiamento e fiscalização com foco na prevenção e redução dos acidentes de trânsito, bem como aumentar a percepção de segurança nas rodovias federais de Santa Catarina.
O desenvolvimento do trabalho contará com fiscalizações e comandos específicos priorizando a segurança no trânsito, especialmente no tocante ao consumo de bebidas alcoólicas, de fiscalização de motocicletas, excesso de velocidade, às ultrapassagens indevidas e ao uso da cadeirinha para crianças.
Restrição de Trânsito
Os motoristas de combinações de veículos de carga (CVC), de combinações de transporte de veículos (CTV) e de outros veículos portadores de autorização especial de trânsito devem ficar atentos às restrições de tráfego nos trechos de pista simples. As restrições vão ocorrer nos seguintes dias e horários:
Dia e horário da restrição
01/05/2014 (Quinta-feira)- 06h às 12h
04/05/2014 (Domingo)- 16h às 24h
O descumprimento desta proibição constitui infração de trânsito prevista no artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), punível com multa de R$ 85,13.
Recomendações da PRF aos motoristas
Respeitar a sinalização, inclusive o limite de velocidade;
Todos os ocupantes do veículos devem usar o cinto de segurança;
Não misturar álcool e direção;
Não realizar ultrapassagem em local proibido;
Não transitar pelo acostamento.
Pontos críticos
Santa Catarina é um dos estados com maior número de acidentes, daí a necessidade de priorizar ações de fiscalização de trânsito em pontos de maiores incidências de ocorrências. As maiores atenções estarão concentradas nas seguintes regiões :
BR-101
_ do km 110 ao km 150, entre Itajaí e Itapema;
_ do km 190 ao km 220, entre Biguaçu e Palhoça.
_ do km 310 ao km 330, entre Laguna e Capivari de Baixo
BR-470
_ do km 50 ao km 70, entre Blumenau e Indaial.
_ do km 50 ao km 70, entre Blumenau e Indaial.
BR 280
_ do km 3 ao km 36, entre São Francisco do Sul e Araquari
_ do km 3 ao km 36, entre São Francisco do Sul e Araquari
Fonte: PRF
Xanxerê - “Segurança e Saúde no Trabalho” será tema abordado em seminário
Secretaria de Saúde em parceria com sindicatos e INSS realizam nesta terça-feira (29), o V Seminário em Saúde do Trabalhador. O evento contará com a palestra “Segurança e Saúde no Trabalho – Direito e dever de todos” será ministrada por Cosmo Palasio. O seminário, que faz parte da Semana de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador acontecerá no auditório do Colégio Costa e Silva a partir das 19h30min.
O evento é gratuito, sendo necessárias inscrições prévias através dos telefones 3433-1575 ou 3433-5398. O objetivo do encontro é chamar a atenção para o assunto de suma importância para a sociedade.
Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho instituiu em 2003, o 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. Em todo o mundo, anualmente, cerca de dois milhões de trabalhadores perdem suas vidas no trabalho. São 5 mil mortes por dia, três vidas perdidas a cada minuto, aproximadamente o dobro das baixas ocasionadas pelas guerras e mais do que as perdas provocadas pela AIDS.
Palestrante
O palestrante Cosmo Palasio é atuante na área de Segurança do Trabalho há mais de 30 anos e já participou em centenas de eventos em todo Brasil. Colunista de revistas especializadas na área de segurança do trabalho, Cosmo também é ganhador de inúmeros prêmios nessa área profissional. Cosmo Palasio - com seu jeito simples de falar, chamará a atenção para a necessidade da sociedade como um todo voltar seus olhares e ações para um assunto que interesse atinge a todos.
fonte:TSX
Brasil Sabor vai movimentar 62 restaurantes em SC
Começa nesta quinta-feira, dia 1º de maio, o Brasil Sabor, festival gastronômico que segue até o dia 30, com 62 restaurantes em Santa Catarina. Os preços diferenciados prometem agradar todos os gostos e bolsos. “Serão descontos entre 30% e 50%, em ao menos dois dias da semana”, explica Fábio Queiroz, presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), entidade promotora do evento.
São mais de mil restaurantes em todo o país. Para quem deseja aproveitar o Brasil Sabor para experimentar os pratos a preços diferenciados, a lista dos estabelecimentos participantes pode ser conferida no sitewww.brasilsabor.com.br e também nos guias impressos distribuídos.
Pratos
No Festival Brasil Sabor, os restaurantes participantes elegem um prato baseado na comida local, no jeito próprio de criar delícias que encantam a todos. Este ano o mundo estará de olho no que acontece no Brasil em função da realização da Copa do Mundo. É uma grande oportunidade de valorizar a cultura brasileira através da gastronomia, dando destaque aos pratos regionais. “No ano passado foi um evento surpreendente. Somente em três dias vendemos cerca de 400 unidades do prato criado para o festival, tanto que logo garantimos novamente nossa participação”, afirma Edinara Almeida, do Armazém da Pasta, em Florianópolis.
Viagens para Serra Gaúcha
Os clientes que frequentarem os restaurantes participantes do Brasil Sabor este ano podem concorrer a cinco viagens com acompanhante para a Serra Gaúcha. A premiação é oferecida pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) por meio do concurso Cultural “Beba com descontração – Ganhe Viagens para a Serra Gaúcha”.
As informações sobre como participar do concurso serão divulgadas pelos estabelecimentos durante o período de realização do Brasil Sabor. As melhores respostas serão escolhidas por um júri da Ibravin.
Para a edição de 2014, além do tradicional guia impresso, o Brasil Sabor traz uma ferramenta tecnológica que vai facilitar em muito a divulgação dos estabelecimentos participantes. Trata-se do Didz, um aplicativo que vai trazer à ponta dos dedos dos clientes dados de restaurantes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Durante o festival, todos os que baixarem a ferramenta poderão obter informações sobre datas, valores e horários das promoções. Depois do evento, o aplicativo será destinado a informações sobre os bares e restaurantes parceiros da iniciativa.
Arena Gastronômica
Parte integrante do Brasil Sabor, a Arena Gastronômica, de 8 a 18 de maio, no Beiramar Shopping, em Florianópolis , chega em 2014 com novidades. Na Arena Kids, as crianças também poderão aprender alguns truques culinários, como cupcakes e outras guloseimas. Esta edição também vai contar com jantares harmonizados para convidados e também uma etapa do Campeonato Estadual de Coquetelaria, no dia 12 de maio. A Arena Gastronômica é um local onde chefs terão à disposição uma cozinha gourmet, revelando aos presentes os segredos de seus pratos. O ponto também vai sediar oficinas e workshops.
fonte:economiascna foto Cantina di Bernardi, é um dos 62 restaurantes catarinenses que participam do Brasil Sabor. Foto: Sérgio Vignes/Divulgação
Professores aprovam tabela única para novo plano de cargos e salários
Professores da rede municipal de ensino de Joaçaba e sindicato dos servidores públicos municipais (SITESPM), estiveram reunidos novamente na noite da sexta-feira (25) no auditório do CERT para discutir a elaboração do novo plano de cargos e salários.
Com as informações repassadas pela administração municipal, o presidente da Federação dos Trabalhadores Municipais de Santa Catarina (FETRAM), Lizeu Mazzioni, apresentou duas sugestões aos professores. A primeira seria uma nova redação, retirando três letras do atual plano permanente para elevar os vencimentos iniciais da categoria, mas implicaria no impacto no restante do extenso anexo que envolve várias tabelas. Na segunda possibilidade, que foi aprovada pelos professores, Mazzioni apontou a possibilidade da elaboração de uma tabela única para simplificar o entendimento dos professores e administração. “O plano atual tem vários cargos (professor sem habilitação, com magistério, com pós-graduação e o professor do quadro permanente), e a proposta aprovada é que tenhamos apenas um professor com vencimento inicial diferenciado por nível de formação com as progressões em forma separada”, explicou, deixando claro que as vantagens pessoais conquistadas ao longo da carreira serão agregadas. Um professor 40 horas em Joaçaba recebe inicialmente R$ 1.697,00. A nova proposta pretende elevar e valorizar o piso do profissional graduado.
“Essa é a matriz da proposta. Acreditamos que até a metade de maio possamos construir essa tabela e a redação da proposta para alterar a Lei”, informou Mazzioni. De acordo com ele, ainda não é possível definir qual será o percentual de reajuste para a classe. “Será necessário fazer as contas com o departamento pessoal. Vamos definir um valor do piso para cada categoria e fazer o cálculo com a vantagem agregada. Assim saberemos quanto implicará o gasto, e se, a Prefeitura terá condições orçamentárias para absorver o aumento".
No primeiro encontro realizado pelo sindicato com professores e representantes da educação, o secretário responsável pela pasta, José Junqueira, garantiu que existe orçamento para remunerar os professores. No entanto, alegou a necessidade de encontrar uma forma legal para fazer isso, pois as tratativas para estabelecer um novo plano de cargos e salários esbarraram na disparidade dos vários pisos da categoria.
fonte:Caco da Rosasegunda-feira, 28 de abril de 2014
IR: Cerca de 30% dos contribuintes de SC ainda não entregaram a declaração
Cerca de 30% dos contribuintes catarinenses que são obrigados a prestar contas para a Receita Federal em 2014 ainda não entregaram suas declarações de Imposto de Renda (IR) da Pessoa Física. O prazo para a entrega termina nesta quarta-feira (30), às 23h59 (horário de Brasília).
De acordo com o delegado da Delegacia da Receita Federal em Florianópolis, Luis Augusto de Souza Gonçalves, até o meio-dia desta segunda-feira (28), 720 mil declarações foram entregues pelos catarinenses. No estado, a Receita espera receber cerca da 1,050 milhão de declarações.
“Esse número (30%) está dentro do esperado, mas não dentro do desejado”, afirma o delegado. Ele orienta os contribuintes a declararem mesmo que não tenham todas as informações disponíveis. “A pessoa poderá apresentar uma declaração retificadora, após o dia 30 de abril, com as informações que faltarem. Isso é melhor do que não entregar a declaração e receber uma multa, que pode ser bem pesada”, adverte.
Conforme Gonçalves, quem entregar a declaração fora do prazo paga multa que varia de 1% a 20% do imposto devido, com o valor mínimo de R$ 165,74. “É importante ressaltar que a multa é calculada sobre o imposto devido e não sobre o imposto a pagar”, alerta o delegado. “Mesmo quem tem imposto a restituir, e entregar a declaração com atraso, será multado”.
Todas as informações necessárias para a declaração do IR estão disponíveis no site da Receita Federal. No site, também é possível baixar os dois programas necessários para a declaração, que pode ser feita pelo computador, tablet ou smartphone (sistemas Android e IOs-Apple). A Receita Federal também mantém um telefone, o 146, para tirar dúvidas. A Delegacia da Receita Federal em Florianópolis conta ainda com o Plantão Fiscal da Pessoa Física, pelo telefone (48) 3229-2000.
fonte:AGÊNCIA AL
na foto -Luis Augusto de Souza Gonçalves, delegado da Receita em Florianópolis. FOTO: Juliana Stadnik/Agência AL
Lideranças lançam Caravana da Agricultura Familiar em Santa Catarina
Escrito por: FETRAF-Sul
Coordenadores de sindicatos e entidades ligadas à Agricultura familiar se reuniram nesta sexta-feira (25) no lançamento da Caravana da Agricultura Familiar de Santa Catarina que acontecerá nos meses de maio, junho e julho deste ano. As atividades fazem parte da comemoração ao Ano Internacional da Agricultura Familiar e é uma parceria entre a FETRAF-SUL/CUT, Cresol, Cooperhaf e Unicafes.
A Caravana tem como objetivo disseminar as histórias e vivências de agricultores familiares e realizar ações que fomentam o debate sobre a agricultura no Estado, país e mundo, construir um projeto de desenvolvimento sustentável e fortalecer a participação e as políticas para mulheres e jovens. “Será um momento de socializar informações, de trazer pessoas para o debate, levar conhecimento para os municípios e refletir sobre o momento que estamos vivendo e as transformações que aconteceram nos últimos anos”, comentou o coordenador da FETRAF-SUL/CUT em Santa Catarina, Alexandre Bergamin.
Entre os assuntos que serão tratados durante a Caravana no Estado catarinense está a importância de produzir alimentos, a sucessão das propriedades e a conscientização dos governos e da sociedade sobre as políticas públicas necessárias para melhorar a qualidade de vida no meio rural, comercialização e industrialização de alimentos e habitação rural. “O debate é essencial para que a agricultura familiar sobreviva ao agronegócio. É hora de cada um assumir o seu papel e unir forças para alcançar nossos objetivos”, disse o presidente da Unicafes, Genes da Fonseca. Em cada etapa da Caravana acontecerão debates e oficinas temáticas para trabalho em grupo.
Os municípios que receberão a Caravana da Agricultura Familiar de Santa Catarina são Guaraciaba, Jaguaruna, Alfredo Wagner, Seara e Chapecó. A Caravana se encerra com o Encontro Estadual da Agricultura Familiar.
imagem ilustrativa-reprodução
Brasil registra redução de mortes e acidentes do trabalho
No mês em que se comemora oDia Mundial em Memória às Vitimas de Acidentes do Trabalho, o Brasil comemora a redução no número de acidentes fatais, mas
mantém o foco na vigilância
mantém o foco na vigilância
Confira o que divulga o Ministério da Previdência Social:
Em 28 de abril de 1969 houve
uma explosão na mina da cidade
de Farmington, estado da Virgínia,
nos Estados Unidos. Nesse dia, 78
trabalhadores perderam a vida. Desde
então, a data marca o Dia Mundial em
Memória às Vítimas de Acidentes de
Trabalho. A Organização Internacional
do Trabalho (OIT) também instituiu, em
2003, a data como o Dia Mundial de
Segurança e Saúde no Trabalho.
Em 2012, 2.731 trabalhadores
morreram em decorrência de acidentes
do trabalho no Brasil, em diversos setores
da economia. O número de mortes
vem diminuindo, foram 2.938 em 2011,
uma redução de mais de 200 óbitos em
comparação com 2012. Mas os números
demonstram que os esforços para
aprimorar a segurança nos ambientes de
trabalho devem ser constantes.
Para o diretor do Departamento
de Políticas de Saúde e Segurança
Ocupacional do Ministério da Previdência
Social, Marco Pérez, apesar dos números
ainda elevados, a redução das mortes
demonstra que esforços de trabalhadores,
empregadores e governo, assim como
as políticas intersetoriais de promoção
de processos e ambientes de trabalho
mais seguros, podem estar no caminho
certo. “É muito positivo observar uma
redução significativa, especialmente em
um cenário de expansão do mercado de
trabalho formal”, destacou Pérez.
Registros- Em 2012, foram
registrados 705.239 acidentes de
trabalho, enquanto que, em 2011, foram
720.629 acidentes. Quando analisado
considerando o aumento de vínculos
trabalhistas no mercado formal, o dado
revela que a redução foi ainda maior. As
doenças ocupacionais ou relacionadas ao
trabalho também tiveram redução, foram
14.955 ocorrências, em 2012, contra
16.839 em 2011. Apenas os acidentes
de trabalho de trajeto, que ocorrem no
deslocamento do trabalhador, tiveram
aumento e passaram de 100.897, no ano
de 2011, para 102.396 no ano seguinte.
Pérez explica: “Com mais
trabalhadores no mercado formal
de trabalho, a expectativa seria de
aumento no número dos agravos à
saúde relacionados ao trabalho. Porém,
verificamos o inverso”. Um dos fatores
que explica esse quadro é o fato de a
saúde do trabalhador ter conquistado
uma explosão na mina da cidade
de Farmington, estado da Virgínia,
nos Estados Unidos. Nesse dia, 78
trabalhadores perderam a vida. Desde
então, a data marca o Dia Mundial em
Memória às Vítimas de Acidentes de
Trabalho. A Organização Internacional
do Trabalho (OIT) também instituiu, em
2003, a data como o Dia Mundial de
Segurança e Saúde no Trabalho.
Em 2012, 2.731 trabalhadores
morreram em decorrência de acidentes
do trabalho no Brasil, em diversos setores
da economia. O número de mortes
vem diminuindo, foram 2.938 em 2011,
uma redução de mais de 200 óbitos em
comparação com 2012. Mas os números
demonstram que os esforços para
aprimorar a segurança nos ambientes de
trabalho devem ser constantes.
Para o diretor do Departamento
de Políticas de Saúde e Segurança
Ocupacional do Ministério da Previdência
Social, Marco Pérez, apesar dos números
ainda elevados, a redução das mortes
demonstra que esforços de trabalhadores,
empregadores e governo, assim como
as políticas intersetoriais de promoção
de processos e ambientes de trabalho
mais seguros, podem estar no caminho
certo. “É muito positivo observar uma
redução significativa, especialmente em
um cenário de expansão do mercado de
trabalho formal”, destacou Pérez.
Registros- Em 2012, foram
registrados 705.239 acidentes de
trabalho, enquanto que, em 2011, foram
720.629 acidentes. Quando analisado
considerando o aumento de vínculos
trabalhistas no mercado formal, o dado
revela que a redução foi ainda maior. As
doenças ocupacionais ou relacionadas ao
trabalho também tiveram redução, foram
14.955 ocorrências, em 2012, contra
16.839 em 2011. Apenas os acidentes
de trabalho de trajeto, que ocorrem no
deslocamento do trabalhador, tiveram
aumento e passaram de 100.897, no ano
de 2011, para 102.396 no ano seguinte.
Pérez explica: “Com mais
trabalhadores no mercado formal
de trabalho, a expectativa seria de
aumento no número dos agravos à
saúde relacionados ao trabalho. Porém,
verificamos o inverso”. Um dos fatores
que explica esse quadro é o fato de a
saúde do trabalhador ter conquistado
maior espaço nas pautas de discussões
que envolvem relações de trabalho,
com maior consciência de luta pela
melhoria das condições de trabalho, por
parte dos trabalhadores. Além disso,
houve mais reconhecimento, por parte
dos empregadores, da necessidade de
investimento nessa área.
Há também o aumento do espaço
dessa pauta dentro das ações de governo
nos últimos anos, reconhecendo-a como
um conjunto de ações que envolvem
diversas áreas, conforme reflete a Política
Nacional de Segurança e Saúde no
Trabalho, instituída pelo Decreto 7.602,
de 7 de novembro de 2011. Destacam-se
ações como a instituição do Nexo Técnico
Epidemiológico Previdenciário – NTEP e
o Fator Acidentário de Prevenção - FAP
e NT, ações para inclusão e proteção do
trabalho de pessoas com deficiência,
ações voltadas à qualificação profissional,
entre outras.
Por fim, verifica-se um aumento
progressivo da preocupação e
participação da sociedade com esse
tema, que se reflete, tanto no âmbito do
Estado, por meio de suas instâncias de
gestão participativa, como os Conselhos
(de Saúde, de Previdência Social, de
Direitos da Pessoa com Deficiência) e
Comissões Tripartites (CTPP e CT-SST),
como no amplo debate proporcionado
pela 3ª Conferência Nacional de Saúde
do Trabalhador (3ª CNST).
“Apesar dos números favoráveis,
que devem refletir os avanços citados,
ainda temos muito a melhorar. O
aumento absoluto dos acidentes de
trajeto nos leva a focar neste problema
de forma mais incisiva. Os acidentes de
trânsito, atualmente, também são uma
preocupação da Previdência Social”,
destacou o diretor do DPSSO.
imagem ilustrativa reprodução da internet
que envolvem relações de trabalho,
com maior consciência de luta pela
melhoria das condições de trabalho, por
parte dos trabalhadores. Além disso,
houve mais reconhecimento, por parte
dos empregadores, da necessidade de
investimento nessa área.
Há também o aumento do espaço
dessa pauta dentro das ações de governo
nos últimos anos, reconhecendo-a como
um conjunto de ações que envolvem
diversas áreas, conforme reflete a Política
Nacional de Segurança e Saúde no
Trabalho, instituída pelo Decreto 7.602,
de 7 de novembro de 2011. Destacam-se
ações como a instituição do Nexo Técnico
Epidemiológico Previdenciário – NTEP e
o Fator Acidentário de Prevenção - FAP
e NT, ações para inclusão e proteção do
trabalho de pessoas com deficiência,
ações voltadas à qualificação profissional,
entre outras.
Por fim, verifica-se um aumento
progressivo da preocupação e
participação da sociedade com esse
tema, que se reflete, tanto no âmbito do
Estado, por meio de suas instâncias de
gestão participativa, como os Conselhos
(de Saúde, de Previdência Social, de
Direitos da Pessoa com Deficiência) e
Comissões Tripartites (CTPP e CT-SST),
como no amplo debate proporcionado
pela 3ª Conferência Nacional de Saúde
do Trabalhador (3ª CNST).
“Apesar dos números favoráveis,
que devem refletir os avanços citados,
ainda temos muito a melhorar. O
aumento absoluto dos acidentes de
trajeto nos leva a focar neste problema
de forma mais incisiva. Os acidentes de
trânsito, atualmente, também são uma
preocupação da Previdência Social”,
destacou o diretor do DPSSO.
imagem ilustrativa reprodução da internet
Caçador: Campanha do Agasalho arrecada mais de 30 mil peças de roupas
A edição 2014 da Campanha do Agasalho está sendo um sucesso em Caçador. Em cerca de um mês, foram arrecadadas mais de 30 mil peças de roupas, calçados e cobertores. O Dia D foi realizado neste sábado, 26, com a largada no Tiro de Guerra, seguindo até às 17h no Parque Central com uma série de atividades, além de distribuição de mudas de árvores frutíferas.
Vários parceiros abraçaram a causa este ano, o que fez a diferença, pois foram fortes aliados nas arrecadações. O balanço oficial da campanha será feito na quarta-feira, 30, e depois as roupas serão destinadas as famílias carentes de Caçador.
A secretária de Assistência Social de Caçador, Beatriz Ribeiro dos Santos, disse que a Campanha do Agasalho 2014 foi um sucesso, assim como nos anos anteriores. Segundo ela, a comunidade caçadorense se solidarizou com a causa e contribuiu com as doações.
De acordo com a secretária, empresas, escolas, entidades e comércio foram parceiros, disponibilizando ponto de coleta de agasalhos. “Agradeço a todos que de uma forma ou de outra contribuíram para o sucesso da campanha”, finalizou Beatriz.
fonte:CaçadorOnlineLIMGER PROMOVE PREMIAÇÃO PARA O MELHOR MOTORISTA E O ESCOLHIDO É DE CAMPOS NOVOS
No dia 21 de março de 2014, durante o Programa de Treinamento de Supervisores, foi realizada pelas Organizações LIMGER, a primeira premiação para o Melhor Motorista dos últimos seis meses.
Segundo informaram Gelson da Maia Pavão, Coordenador Administrativo e de Controladoria das Organizações LIMGER e Reginaldo Oliveira, Gerente de Controladoria e Planejamento, dentro da empresa é feito um controle sobre as condições da frota de veículos usados pelos colaboradores da matriz e das filiais.
De acordo com o organograma da empresa, cada gestor é responsável pelos veículos utilizados pelos colaboradores de sua área. Atualmente a LIMGER mantém ativos 74 veículos divididos entre os municípios onde ela presta serviço.
Segundo as regras estabelecidas pela empresa, cada motorista foi contemplado com 100 pontos que iam sendo subtraídos a cada falta ou requisito que era deixado de cumprir. Entre os pontos mais observados referentes ao uso dos veículos estão os relacionados a ocorrência de multas, sinistros, limpeza e conservação, manutenção, entre outros.
A intenção era sortear o prêmio entre os motoristas que não perdessem nenhum ponto durante o período em que os critérios foram avaliados, porém, apenas o motorista José Fernandez de Matos, do município de Campos Novos, permaneceu com os 100 pontos e foi contemplado com um tablet, patrocinado pela empresa MobilityAluguel de Veículos.
fonte:AscuccaEntrega da declaração do Imposto de Renda termina na quarta-feira
Os contribuintes que ainda não acertaram as contas com o Fisco precisam correr. Termina nesta quarta-feira (30) o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Segundo o balanço mais recente da Receita Federal, cerca de 16,2 milhões de contribuintes haviam entregado o documento até as 17h da última sexta-feira (25), o que equivale a 60% dos 27 milhões de declarações esperadas neste ano.
A entrega vai até as 23h59 do dia 30. Se o contribuinte não entregar a declaração até o fim do prazo, será multado em R$ 165,74 ou 20% sobre o imposto devido, prevalecendo o maior valor.
O programa gerador está disponível na página da Receita Federal na internet desde 26 de fevereiro, mas a transmissão dos formulários começou em 6 de março, assim como a liberação do aplicativo que permite o preenchimento da declaração em tablets esmartphones.
Os contribuintes com certificação digital ou representantes com procuração eletrônica recebem, pela primeira vez, a declaração pré-preenchida. Por meio do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), eles têm acesso ao documento preenchido com antecedência pelo Fisco e só precisam confirmar as informações para enviar a declaração.
As regras para o preenchimento da declaração foram divulgadas em 21 de fevereiro no Diário Oficial da União. Como nos outros anos, o contribuinte que enviar a declaração no início do prazo deverá receber a restituição nos primeiros lotes, a menos que haja inconsistência, erro ou omissão no preenchimento.
Também terão prioridade no recebimento das restituições os contribuintes com mais de 60 anos, conforme previsto no Estatuto do Idoso, além de pessoas com doença grave ou deficiência física ou mental.
O contribuinte pode tirar dúvidas sobre o Imposto de Renda pela internet. Está disponível no canal da Receita Federal no Youtube um vídeo com explicações sobre as novidades da declaração deste ano e com dicas para evitar erros no preenchimento das informações.
Agência Brasilsexta-feira, 25 de abril de 2014
Um ano de arrecadação dos pedágios nas estradas de São Paulo pagaria os 12 estádios da Copa
Estudo da bancada do PT de São Paulo aponta esta e outras razões para a criação de comissão que investigue concessões feitas pelo governo tucano à iniciativa privada
imagem ilustrativa - reprodução |
Escrito por: RBA
As concessionárias que administram os pedágios nas estradas estaduais de São Paulo arrecadaram, em 2013, cerca de R$ 6,8 bilhões, de acordo com o Pedagiômetro – que utiliza os relatórios de arrecadação das concessionárias para estimar o faturamento das praças de pedágio paulistas.
Segundo nota da bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o valor é muito próximo (só R$ 733 milhões a menos) que os R$ 7,6 bilhões previstos no documento Matriz de Responsabilidades, do Portal Transparência do governo federal, para a reforma e ou construção das 12 arenas multiusos que sediarão jogos da Copa do Mundo.
Os cálculos, diz a nota, são de diferentes fontes, incluindo BNDES, Caixa Econômica Federal, além de governos estaduais e municipais, dentre outros, e explicam por que a construção das praças de pedágios no estado saltaram de 40, em 1997, para 246, em 2013.
Em seu site, bancada lembra que as estradas que foram repassadas à iniciativa privada, principalmente na primeira fase, em 1998, apresentavam boa qualidade, construídas com recursos dos impostos pagos pelos contribuintes estaduais.
"Os tucanos entregaram para a iniciativa privada o melhor, as rodovias duplicadas e com maior fluxo de tráfego", diz o texto.
Ainda segundo a bancada do PT, 67% das concessões de rodovias paulistas usam o IGPM como indexador para corrigir o valor das tarifas de pedágios anualmente e o restante usa o IPCA. De junho de 1998 até maio de 2013, a variação do IGPM foi de 248%, enquanto para o IPCA foi de 152%.
Os valores das tarifas de pedágios cobradas no estado de São Paulo serão alvo de investigação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa. O pedido de instalação da comissão foi protocolado em março de 2011, mas só agora passará a ser tema de apuração.
A bancada petista na Assembleia Legislativa – que já indicou os deputados Antonio Mentor e Gerson Bittencourt como membros titulares da CPI – aguarda a indicação dos representantes das demais bancadas, num total de nove parlamentares. Depois disso, deverá ser convocada a primeira reunião da comissão, que elegerá presidente e vice. É de praxe que a presidência ou a relatoria fiquem com o autor do pedido, que foi o deputado Mentor.
Fonte: Rede Brasil Atual
Tangaraense participa da Corrida Rústica das Termas de São Carlos
Tadeu Cendron ficou em 3º lugar na categoria e 8º lugar na classificação
geral em mais de 100 competidores.
O atleta Tadeu Cendron participou da nona edição da Corrida Rústica das Termas de São Carlos representando o município de Tangará. A prova teve inicio às 14h, em frente à Praça da Matriz, no sábado (19). O evento teve a participação de mais de 100 competidores. Tadeu Cendron percorreu o trecho de 7 km e ficou em terceiro lugar na categoria que disputou e oitavo lugar na classificação final. O evento é organizado pelo Rotary Club de São Carlos e Associação Amigos do Esporte das Termas. Tadeu Cendron contou com o apoio da Administração Municipal de Tangará para participar deste evento representando o município. (Fonte:Assessoria P.de Tangará)
Professores da Rede Municipal recebem capacitação para participar da Olimpíada de Língua Portuguesa
Professores que atuam do 5º ao 9º ano na Rede Municipal de Ensino de Videira participaram na última terça-feira (22) de uma capacitação sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O curso que reuniu 23 professores aconteceu na Escola Paulo Fioravante Penso e foi ministrado pela professora de Língua Portuguesa, Rosalba de Almeida em parceria com a coordenadoria pedagógica da Secretaria de Educação. Segundo a secretária da pasta, Roberta Martinez, a capacitação evidenciou a importância dos professores de 5° ao 9° ano participarem e desenvolverem as atividades propostas pela Olimpíada, que tem por objetivo contribuir para melhoria do aprendizado da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
Neste ano, a Olimpíada tem como tema” O Lugar Onde Vivo”, valorizando a interação de crianças e jovens com o meio onde o aluno resgata histórias, estreita vínculos com a comunidade e aprofunda o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania. Durante a o curso os professores receberam capacitação sobre vários gêneros textuais como poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião.
Esta é a quarta etapa da Olimpíada de Língua Portuguesa, que acontece a cada dois anos. Em Videira, as oito escolas municipais participarão da competição. O evento é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social.
Para ouvir a matéria
clique aqui:25 04 2014 - AUDIO AGENCIA COMUNIDADE
Locuçaão e envio: Alan Santos
Popular FM
clique aqui:25 04 2014 - AUDIO AGENCIA COMUNIDADE
Locuçaão e envio: Alan Santos
Popular FM
Prefeito de Erval Velho afastado pela Justiça continua recebendo salário
Foto: Prefeito afastado, Walter Kleber Kucher Júnior |
O prefeito de Erval Velho, Walter Kleber Kucher Junior (PMDB), mesmo afastado do cargo desde dezembro do ano passado por determinação do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) continua recebendo salário do município. A informação foi confirmada na noite desta terça-feira (22) durante sessão da Câmara de Vereadores de Erval Velho quando o Legislativo recebeu cópia da folha de pagamento de todos os funcionários atendendo ao requerimento do vereador Severino Jaime Schmitt (PP). Conforme o documento o salário do prefeito afastado sem descontos é de R$ 10.768,06, o mesmo que é recebido pelo prefeito em exercício Reginaldo Alberto Lisot (DEM). Os valores são referentes ao mês de março. De acordo com o autor do requerimento a resposta da administração foi dada em uma semana. Ele considera incoerente o recebimento do salário pelo prefeito afastado e ressalta que a administração alega estar embasada em lei para continuar depositando na conta de Kucher os vencimentos. Procurado nesta quarta e quinta-feira, o prefeito em exercício Reginaldo Lisot não retornou às ligações em seu celular e o prefeito afastado está com o celular na caixa postal.
O afastamento
No dia 5 de dezembro de 2013 a Câmara de Vereadores de Erval Velho aprovou por unanimidade o pedido de afastamento do cargo do prefeito Walter Kleber Kucher Júnior. A solicitação partiu do próprio prefeito alegando precisar se afastar da prefeitura por tempo indeterminado a fim de cumprir mandado judicial foi expedido pelo Tribunal de Justiça de SC. Desde então a prefeitura está sob a responsabilidade do vice-prefeito Reginaldo Alberto Lisot. Kucher é um dos investigados pelo GAECO na operação Fundo do Poço. No dia 28 de novembro durante força-tarefa, o GAECO cumpriu mandados de busca e apreensão em diversos municípios das regiões Serrana, Meio Oeste e Oeste catarinense. O atual prefeito é investigado por ter sido secretário de Administração de Erval Velho nos anos de 2011 e 2012 quando foram firmados contratos com empresa investigada por fraudes em licitações e que prestou serviços de perfuração de poços artesianos no município. Inicialmente seriam dois processos licitatórios sob investigação do MP, que visa apurar a regularidade das contratações. No total foram 20 prisões pela operação, 19 em SC e uma no Paraná.
Fonte: Michel Teixeira.
Assinar:
Postagens (Atom)