terça-feira, 13 de novembro de 2012

CURSO DIOCESANO DE PADRES E AGENTES DE PASTORAL – 2012


Aconteceu, entre os dias 05 e 07 de novembro de 2012, no Centro de Formação João Paulo II – Castelhano, o Curso para Padres e Agentes de Pastoral, tendo como tema o Concílio Vaticano II – 50 anos, com a assessoria do Pe. José Ernanne Pinheiro, assessor político da CNBB e secretário executivo do CEFEP (Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara).
                O Curso de Padres e Agentes de Pastoral é realizado anualmente, com o objetivo de aprofundar temas importantes e em evidência no cenário eclesial e social. O assessor deste ano, Pe. José Ernanne Pinheiro contou como foram os encaminhamentos para a realização do Concílio Vaticano II, bem como de seu espírito e conteúdo,  aprofundando o caráter pastoral deste Concílio, com destaque para a importância dos documentos: Gaudium Et Spes, Lumen Gentium, Ad Gentes, Dei Verbum e Presbyterorum Ordinis. Estes documentos são os referenciais da Igreja na sua busca de renovação e atuação no mundo.
                A reforma litúrgica e a dimensão social promoveram ampla transformação nas estruturas e na ação pós-conciliar da Igreja, trazendo a compreensão de que Cristo Ressuscitado é presença permanente na vida eclesial e social, também o planejamento pastoral provocado pela necessidade do contexto mundial, influenciou a criação de mecanismos organizacionais, tanto na esfera eclesial, quanto na sociedade, com a participação direta e indireta de leigos e leigas, religiosos e religiosas. Para Maria Inês Morona Ramos, que participou do curso, essa formação é muito importante para a caminhada pastoral e “traz esperança e um novo dinamismo para a Igreja, fazendo com que reafirmemos o nosso compromisso de batizados, na construção do Reino de Deus”.
                Ao final do encontro, depois do estudo realizado durante os três dias de formação, os participantes destinaram um tempo de reflexão em grupos para, a partir do Vaticano II, indicar projetos para a Assembleia Diocesana do Povo de Deus, que se realizará nos dias 17 e 18 de novembro de 2012. Após a partilha dos grupos, o assessor destacou que “a palavra chave é Evangelização, onde se mencionaram dois sujeitos desta evangelização: o Povo de Deus (como sujeito secular, como família, profissional, testemunho, formação integral) e, com muito mais força, o laicato (como sujeito eclesial no mundo, a Igreja existe para o mundo, unidade, comunhão), sendo que o conteúdo que não pode faltar em tudo isso é a Palavra de Deus”.
                Dom Frei Severino Clasen, OFM, agradeceu a presença de todos, declarando seu interesse em vivenciar uma grande história de amor com esta diocese, “para isso nós precisamos ter ao nosso lado pessoas especiais para ajudar a descobrir este grandioso amor pelo Reino, portanto agradecemos ao padre Ernanne pela disponibilidade e assessoria, que enriqueceu e animou  a caminhada, dando um novo vigor para nossa diocese”.
Divanete Eloisa Bachi
 Estela Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário