terça-feira, 13 de novembro de 2012

Secretaria de Saúde beneficia mais de 4.500 videirenses através do Programa Hiperdia

foto Silvia Palma

Pacientes diabéticos e hipertensos de Videira tem tratamento especial na rede pública Municipal de Saúde. De acordo com o secretário de Saúde- Lauri Pigozzo cerca de 4.500 videirenses estão cadastrados no Programa Hiperdia recebendo tratamento  para  hipertensão arterial e diabetes mellitus, que são doenças que constituem sério problema para a saúde pública devido aos agravos decorrentes das mesmas.

Para atender os pacientes o Programa conta com uma equipe composta por um médico, uma enfermeira e um técnico de enfermagem que realizam avaliações periódicas e repassam importantes informações sobre cuidados, medidas preventivas, autocuidado, alimentação, prevenção de complicações (déficit visual, acidente vascular cerebral, doenças renais), uso de tabaco e álcool, hipoglicemias e hiperglicemias, além de realizar exames laboratoriais e a aplicação e uso correto da insulina. “O diabetes e a hipertensão são doenças silenciosas e podem matar, por isso, nossa intenção é trabalhar preventivamente para que os pacientes tenham qualidade de vida e ajam de forma correta para evitar o agravamento”, aponta o secretário.

De acordo com a enfermeira que coordena o programa Marinéia Amaral, além do atendimento clínico o Hiperdia também tem grupos educativos. “A participação dos pacientes em grupos educativos é um fator para mudanças de hábitos de vida”, diz Marinéia apontando que as atividades educativas são realizadas bimestralmente no CEVI e abordam assuntos a ser definidos conforme a preferência e a necessidade de informação do pacientes.

Além disso, são realizados encontros educativos nos postos de saúde (ESFs) do município mensalmente, já  que o Programa descentraliza algumas atividades, para facilitar o acesso dos pacientes. Também são realizadas palestras nas escolas e instituições e encontros educativos para Agentes Comunitários de Saúde e participações em eventos para conscientização da população.

O tratamento para diabetes e hipertensão é para vida toda, pois são doenças crônicas. Segundo o secretário de Saúde são utilizados os medicamentos essenciais para tratamento do Diabetes mellitus e Hipertensão arterial  adotado pelo Ministério da Saúde e preconizados pela Organização Mundial da Saúde. Os pacientes podem retirar os remédios  na Farmácia Básica do Município.

Serviço:

Programa Hiperdia
Funciona junto ao Pame 24 horas
Das 7h30 as 11h30 e das 13h as 17h
Encontro Hipertensos – quintas-feiras as 13h30
Encontro Diabéticos - terças-feiras as 13h30 e quartas-feiras as 07h30


fonte:Silvia Palma

Nenhum comentário:

Postar um comentário