quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Professores da rede estadual de Videira participam de capacitação sobre violência nas escolas

imagem ilustrativa


Durante toda esta terça-feira, 20, cerca de 660 professores da rede estadual de ensino, que atuam nos sete municípios de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Videira (SDR), participaram de uma formação continuada sobre enfrentamento de violência. A capacitação foi dividida em duas: uma voltada para os professores de educação especial e outra aos demais professores. Ambas aconteceram na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), campus Videira.
O secretário regional Evandro Colle afirmou que o processo de formação continuada é uma exigência da Secretaria de Estado da Educação, que contribui significativamente para a qualificação profissional. “Nas escolas públicas os desafios impostos aos educadores são muitos, por isso estamos investindo nas capacitações que permitem que o professor acompanhe as transformações e melhore as práticas pedagógicas." 
Os professores de educação especial tiveram uma palestra com a professora especializada na área, Edite Sehnem. Foram abordados assuntos do interesse dos educandos, como a legislação, a licenciatura, o campo de trabalho, estrutura e funcionamento das instituições mantidas pelas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).
"O desafio da educação especial é a implantação de um ensino de qualidade e com escolas que atendam a todos os alunos sem nenhum tipo de discriminação, reconhecendo as diferenças como fator de enriquecimento no processo educacional", explica a gerente de educação, Roberta Martinez.
Os demais professores receberam orientações sobre como enfrentar os diferentes tipos de violência nas escolas, com o doutor em Educação, Joe de Assis Garcia. De acordo com ele, as diferentes manifestações das violências ocorrem em contextos sociais distintos, inclusive no universo educacional. "Os professores devem estar preparados para agir corretamente diante de qualquer tipo de violência", destacou.
Na parte da manhã, os educandos tiveram a palestra com embasamentos teóricos, conceitos e exemplos de situações violentas que ocorrem no dia-a-dia nas escolas. No período da tarde, os professores de cada escolas se reuniram para responder perguntas referentes ao tema e elaborar um plano de ação para o enfrentamento da violência nas unidades escolares.
Para a professora da Escola de Educação Básica Josefina Caldeira de Andrade, Janice Ariotti, a capacitação foi bastante pertinente e útil, pois retratou a realidade da escola. “Essa palestra irá embasar nosso trabalho, vai ser possível criarmos e aplicarmos projetos para combater todos os tipos de violência. Melhorando a convivência entre alunos e, consequentemente, a qualidade do ensino." 
fonte: sc.gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário