terça-feira, 20 de novembro de 2012

Projeto de Artesanato de Videira tem identidade visual definida



A partir de agora todo o artesanato produzido em Videira ganhará uma identidade própria, identificando sua origem e seu contexto histórico e cultural. É que o Projeto para o desenvolvimento do artesanato local desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Videira /Secretaria de Turismo e Cultura e o SEBRAE acaba de definir a logomarca que identificará os produtos produzidos pelos cerca de 100 artesãos que estão sendo beneficiados pela iniciativa.

Videira das Artes será o nome que identificará o artesanato do município. A marca criada pela designer Rosana Majolo, consultora do SEBRAE, tem como base, os ícones e os valores históricos, que irão salientar e deixar marcado o nome de Videira, associado a produtos artesanais de qualidade, que serão levados muito além das nossas fronteiras. “ Esta marca estará presente em etiquetas, sacolas, banners e placas de identificação, além de todos os produtos confeccionados pelos artesãos videirenses que participam efetivamente de todas as ações do Projeto”, explica o secretário de Turismo e Cultura – Clemir Schmitt.

O Projeto “Desenvolvimento do Artesanato de Videira foi lançado pelo prefeito Wilmar Carelli em maio deste ano e de lá para cá vem trabalhando para a profissionalização do segmento artesanal por meio de consultorias e capacitação, tendo como meta a organização dos artesãos, a sistematização para participação em eventos fomentando a geração de ocupações produtivas e renda aos participantes do projeto. “Com o desenvolvimento do artesanato local a Prefeitura acredita que está ampliando as oportunidades de ocupação e renda dos artesãos, promovendo o acesso a tecnologias adequadas e a educação empreendedora, refletindo diretamente na qualidade dos produtos oferecidos à comunidade e aos turistas que visitam nossa cidade”, diz Carelli.

No total são seis etapas acompanhadas e gerenciadas de perto pelo Núcleo de Artes Visuais, abordando a cultura da cooperação e o acesso a mercados, além de resgatar a cultura para valorizar o artesanato, articular parcerias em prol do setor artesanal e promover a integração de gestão dos grupos de artesãos. De acordo com o coordenador Núcleo de Artes Visuais – José Renatho Borges, o Projeto encerra oficialmente no próximo dia 4 de Dezembro e como parte da última fase, inicia nesta segunda-feira (19), um curso de Administração de Pequenas Empresas, que se estenderá até a próxima quinta-feira (22).

Serão 16 horas ministradas pelo professor Raif José Vivan, oferecendo suporte para que os artesãos possam entender um pouco do mercado, suas regras e consigam administrar os seus empreendimentos. A finalização do projeto no próximo dia 4 de dezembro será marcada por uma exposição com o resultado dos trabalhos. “Após a exposição estes produtos serão comercializados e se inicia então uma nova fase para o artesanato de Videira com  Produtos com qualidade, associados a uma imagem forte e marcante”, aponta Borges. (Silvia Palma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário