sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Prevenção a fraude no comércio foi tema de palestra para associados da CDL Videira

foto:Josiane Ugolini

Humor para tratar de um assunto sério. Dessa forma  o administrador de empresas e advogado criminalista Arnaldo Ferreira dos Santos surpreendeu o público na última terça-feira, 20, no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas . A palestra “Prevenção à fraudes e segurança patrimonial” foi promovida pela CDL de Videira, em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina e a Assembleia Legislativa do Estado. Mais de 40 pessoas estiveram presentes, entre elas o presidente da CDL – Evandro Colle, o comandante da Polícia Militar Alex Sandro Zeferino, o delegado Regional Ighor Araújo e o delegado da comarca. “Fraudes, golpes, roubos, extorsões e falsificações são ações de estelionatários que podem ser evitadas. Colaboradores qualificados e treinados podem identificar com segurança e evitar o prejuízo para o estabelecimento comercial, por isso, fizemos questão de oferecer essa palestra aos lojistas de Videira”, disse Colle.

O palestrante Arnaldo Ferreira dos Santos  é perito criminal e consultor na área de prevenção à fraudes e golpes. Ele possui 125 carteiras de identidade, 85 Cartões de Crédito, seis passaportes, carteiras profissionais, além de reais, dólares e cheques falsos. De porte desses documentos, aplica golpes em bancos e no comércio em geral, mostrando a fragilidade da análise na concessão de crédito. O perito possui credencial e autorização para transportar e utilizar os documentos. Segundo ele, atenção e informação são fundamentais para identificar casos suspeitos. “Deve-se pedir um documento de identificação e saber olhar todos os seus detalhes, pedir informações e, muitas vezes, criar um desconforto para analisar o comportamento do cliente”, declarou.

Durante o encontro, Santos apresentou exemplos dos documentos falsificados, mostrou como pode ser feita a identificação e também deu dicas para análise do perfil de um suspeito. “O comércio anda muito ingênuo no processo de identificação do cliente. Em alguns documentos com ‘pegadinhas’ até mesmo no nome, como Tim Ganey ou Sugiro que Fique Ligado, não há percepção do crediarista”, enfatizou.

Arnaldo Ferreira dos Santos é de Florianópolis e tem 36 anos de experiência na área. Já foi entrevistado no Fantástico e Jô Soares, programas da rede Globo, entre outros. “Nossos associados ficaram super satisfeitos com a palestra pois de uma forma dinâmica, participativa e muito divertida,  eles puderam  adquirir conhecimento sobre um assunto muito sério, conhecendo um panorama atualizado dos riscos e soluções mais eficientes encontradas pelas empresas e pelos profissionais de segurança para driblar as fraudes”, concluiu o presidente da CDL. (Silvia Palma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário