domingo, 11 de novembro de 2012

Secretaria de Educação adere ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa


O secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, e a gerente de Educação Fundamental, Marilene Pacheco, participaram na última quinta-feira, 8, do lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), em Brasília. O programa foi anunciado pela presidente, Dilma Rousseff, e pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
O Estado de Santa Catarina está entre os que aderiram ao programa. “Juntamo-nos ao programa para aumentar ainda mais a qualidade do ensino catarinense. Queremos melhorar nossos índices do IDEB e, com certeza, a formação continuada dos professores alfabetizadores e os materiais didáticos que serão repassados para as escolas e os professores contribuirão para isso”, avalia Deschamps.
O programa é um importante compromisso assumido pelos Estados, Municípios e Governo Federal com o objetivo de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. “Santa Catarina trabalha com enfoque na alfabetização aos 6 anos, respeitando o período que se estende até os 8 anos”, explica a gerente Marilene.
 As Ações do Pacto são um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizados pelo MEC e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Durante os próximos dois anos os 2,5 mil professores alfabetizadores da rede farão o curso com carga horária de 120 horas por ano, baseado no Programa Pró-Letramento.
De acordo com o secretário regional, Evandro Colle, a Gerência de Educação de Videira (Gered), também irá aderir ao PNAIC, a partir do ano que vem, seguindo as instruções da Secretaria de Estado da Educação. “Os cursos serão oferecidos no próprio município, onde o professor trabalha e os profissionais receberão uma bolsa para participar da atividade. Em 2013 a formação será em Linguagem e 2014 em Matemática”, informou.
Os encontros com os professores alfabetizadores serão conduzidos por Orientadores de Estudo que são professores das redes, que farão um curso específico, com 200 horas de duração por ano, ministrado pela Universidade de Santa Catarina (UFSC). A formação inicial para os Orientadores de Estudo será de 40 horas entre os dias 18 e 22 de fevereiro de 2013.
O programa prevê ainda a entrega de materiais didáticos específicos para alfabetização para escolas e professores, entre eles: livros didáticos, dicionários de Língua Portuguesa, jogos pedagógicos, obras de referência, de literatura e de pesquisa (entregues pelo PNBE); obras de apoio pedagógico aos professores; e tecnologias educacionais de apoio à alfabetização. “Esse material será o complemento ao trabalho do professor e irá auxiliar na didática aplicada em sala de aula. Com isso, se espera que os professores desenvolvam trabalho com metodologia diferenciada para alfabetização dos alunos”, destaca Marilene.

www.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário