terça-feira, 20 de novembro de 2012

Parceria para combater o trabalho infantil

O Município de Joaçaba foi o segundo do meio-oeste do estado a fechar parceria com o MPT na luta contra o trabalho infantil. O Termo de Compromisso de Cooperação Técnica foi assinado entre a Procuradora Thaís Fidélis Alves Bruch e a secretária de educação municipal, Marilde Bittencourt.

Assim como em Videira, Joaçaba vai implementar no currículo do ensino fundamental o Projeto MPT NA ESCOLA da Coordenação Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (COORDINFÂNCIA). As tarefas serão realizadas ao longo do primeiro semestre de 2013, mas ainda este ano professores e pedagogos serão treinados para já no início das aulas, em fevereiro, incluir temas relativos aos direitos e deveres da criança e do adolescente na proposta pedagógica. O assunto será tratado em sala de aula com os estudante e em palestras com os pais dos alunos, através do material didático disponibilizado pelo Ministério Público do Trabalho. No final do projeto, em junho, as crianças terão que apresentar trabalhos mostrando os resultados do aprendizado no aletra sobre os riscos do trabalho infantil e a gravidade do problema, ainda muito comum nas áreas urbanas e rurais dos municípios.

De acordo com a Procuradora Thaís Bruch , uma das questões que dificultam a redução do trabalho infantil no Brasil é o fato de uma parte da população ainda não o conceber tal realidade como um problema social. Segundo ela, “ alguns mitos permeiam até hoje o imaginário popular, atuando como verdadeiras barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente. Dentro desse contexto, entende-se que investir na formação de futuros cidadãos, comprometidos com uma sociedade sem exploração, é uma das melhores estratégias para se reduzir o trabalho infantil”.
fonte:EderLuiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário