sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Jovens videirenses tornam-se multiplicadores através do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas

foto:Silvia Palma

Uma parceria entre as Secretarias Municipais de  Saúde e Educação de Videira  e a gerência Regional de Educação promoveu nos dias 27 e 28 de novembro a terceira edição do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. A iniciativa reuniu 54 alunos que freqüentam a 7ª Série nas escolas municipais e estaduais de Videira que durante os dois dias assistiram palestras e participaram de dinâmicas e oficinas com professores, enfermeiros, nutricionistas e com o representante  da Clínica Reviver de Ibicaré – Sr. Rossano . A abertura contou com a presença do secretário de  Educação – Roberto Maraschin Primo.

A enfermeira Nadieska Baú que atua na coordenação do projeto explica que os alunos receberam  informações sobre  sexualidade, gênero, auto cuidado, álcool e drogas, identidade adolescente, DST/AIDS e HIV, métodos contraceptivos, obesidade e suas co-morbidades. “A partir de agora esses jovens irão trabalhar como multiplicadores destes conhecimentos nas escolas onde estão inseridos”.

O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) representa um marco na integração saúde-educação e privilegia a escola como espaço para a articulação das políticas voltadas para adolescentes e jovens, mediante a participação dos sujeitos desse processo: estudantes, família, profissionais da educação e da saúde. “O fortalecimento e a valorização das práticas no campo da promoção dos direitos sexuais e reprodutivos e da prevenção das DST/HIV/AIDS realizadas ao longo desses 20 anos de enfrentamento da epidemia da Aids, nos impulsionou a trabalhar com o principal ideal, de promover  uma geração sem Aids e esse projeto é uma das ações para que isto ocorra”. (Silvia Palma).

Nenhum comentário:

Postar um comentário