terça-feira, 27 de novembro de 2012

Observatório Astronômico de Videira promove evento de observação da oposição de Júpiter no próximo domingo (2)


A Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de Videira por meio do Observatório Municipal Domingos Forlin realiza no próximo domingo (2), mais um evento para atrair os amantes da astronomia. Entre as 21h e a 1h, o astrônomo e diretor do Observatório - Fábio Herpich conduzirá os visitantes para a observação da oposição de Júpiter. Este fenômeno é anual e implica no alinhamento do Planeta Júpiter com Terra e Sol. “É a melhor época para visualização deste astro, já que quando o Sol põe-se no horizonte Oeste, Júpiter nasce no horizonte Leste”, explica.

Júpiter é o quinto planeta a partir do Sol e o maior do Sistema Solar, um gigante gasoso com 318 vezes a massa da Terra. É rodeado por 67 luas, sendo que as 4 maiores são facilmente visíveis com pequenos telescópios. Estas luas foram descobertas por Galileu Galilei em 1610 e constituem um marco na história do desenvolvimento da ciência. Herpich conta que as observações de Galileu mostraram-se um sério problema para o sistema geocêntrico Ptolomaico, em que a Terra seria o centro do Universo e todos os corpos girariam em torno dela. “Essas quatro luas girando em torno de seu planeta mãe tem como consequência o fato de que nem todos os corpos giravam em torno da Terra, tirando-a do centro. Hoje essas luas são conhecidas como Luas Galileanas”.

O diretor do Observatório destaca ainda que paralelo ao evento de observação de oposição a Júpiter também acontecerá a apresentação de vídeos ilustrativos tratando de várias curiosidades à respeito do cosmos. A iniciativa será em comemoração ao Dia Nacional da Astronomia, instituído em homenagem ao nascimento de D. Pedro II (02/12/1825), último imperador do Brasil e grande admirador da astronomia. “D. Pedro II foi estudioso e astrônomo amador”, aponta Herpich. (Silvia Palma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário