segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Secretaria de Estado da Educação concede bolsas de pós-graduação

Estão abertas até 19 de dezembro as inscrições para alunos matriculados em programas presencias de pós-graduação para concorrerem a bolsas de estudo em nível de especialização, mestrado e doutorado. A inscrição é on-line no site da Secretaria de Estado da Educação (SED) e a documentação exigida deve ser entregue no protocolo geral da SED, pessoalmente ou pelos Correios por meio de carta postal registrada, sob a referência “chamada pública 06/SED/2013”.
O endereço para o envio da documentação é Secretaria de Estado da Educação, Diretoria de Educação Superior, Rua João Pinto, 111, 6º andar, sala 605, Centro, Florianópolis, SC, CEP – 88.010-410. Na primeira etapa de comprovação documental, o candidato deverá entregar os seguintes documentos: histórico escolar de ensino médio, comprovante de residência dos últimos dois anos em Santa Catarina e de matrícula como aluno de pós, histórico escolar do curso de graduação, cópia do currículo impresso diretamente pela Plataforma Lattes e cópia da carteira de identidade e, se casado, certidão nascimento ou documento registrado em cartório que comprove união estável.
Também faz parte da documentação cópia de solicitação de bolsa de estudos de pós-graduação do Programa de Bolsas de Estudos do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior – Fumdes/2013, Artigo 171 da Constituição Estadual, disponível no site www.sed.sc.gov.br. Deve ser preenchido on-line e assinado pelo candidato e pelo coordenador do programa de pós-graduação, com carimbo de identificação da Instituição de Ensino Superior (IES). Todos os campos do cadastro devem ser preenchidos integralmente.
Na segunda etapa de inscrição, comprovação de mérito, os documentos que devem ser entregues são o termo de compromisso do bolsista, cópia do CPF, comprovante da conta no Banco do Brasil, atestado de frequência no curso de pós-graduação, plano de estudo e comprovação das atividades acadêmicas, identificando em qual item o documento obteve pontuação. São 14 itens, entre eles autoria de livros e publicação de artigos que deverão seguir uma sequência.
O diretor de Ensino Superior da SED, Gilberto Agnolin, explica que para ter direito à bolsa, o candidato deve ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou em instituição privada com bolsa de estudo integral ou parcial. Deve residir em Santa Catarina há pelo menos dois anos. “Esse é um dos principais critérios”, reforça.
A duração da Bolsa de Estudo/FUMDES/2013, descontando o tempo decorrido entre a data de início do curso e início do recebimento da primeira parcela, em 1º de março, será no máximo de: até 18 parcelas para os cursos de 18 meses, em nível de especialização; até 24 parcelas para os cursos de 24 meses em nível de mestrado; e até 48 parcelas para os cursos de 48 meses em nível de doutorado.
Mais informações constam da Chamada Pública de número 06/SED, de 5 de novembro de 2012, no site: http://sed.sc.gov.br, assinada pelo secretário Eduardo Deschamps, atendendo à Lei Complementar número 407, de 25/01/2008.

Fonte:sc.gov

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