terça-feira, 13 de novembro de 2012

Hall da Assembleia Legislativa recebe exposição italiana Os Imortais


Em homenagem aos artistas plásticos Piero Tartaglia e Bertina Lopes, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina recebe, a partir desta segunda-feira (12), a exposição “Os Imortais". Trazida pela primeira vez ao estado pela Galeria Tartaglia Arte di Roma, as obras retratam as formas de viver de dois dos seus maiores artistas.
De acordo com a curadora da Galeria Tartaglia, Regina Nobrez, a exposição reúne estilos distintos que retratam a historia de dois povos. “Além de encantar os olhos, a exposição é uma grande oportunidade para os catarinenses descendentes ou não de italianos conhecerem a arte de artistas consagrados, sendo que a arte é algo valioso em qualquer parte do mundo e deve ser apreciada”, observou.       
Nascido na Itália, Piero Tartaglia que faleceu em 2008, é considerado pelo mundo crítico o fundador e líder da escola disgregacionismo. Suas obras expressam a paixão do italiano pela arte com explosão desenfreada de cor pura e violentos contrastes. Já Bertina Lopes é considerada a mãe das artes plásticas moçambicanas. Nascida em Maputo, capital de Moçambique, a artista passou grande parte da vida em Roma, até falecer no início deste ano. Com obras famosas em diversos países por demonstrar as preocupações socio- políticas do país africano Bertina ganhou vários prêmios internacionais de pintura e expôs em Portugal, Estados Unidos e Itália.
A mostra permanece até o dia 30, na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, sempre das 9 às 19 horas. (Tatiani Magalhães)

fonte AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário