quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Professores da Regional de Videira participam de capacitação sobre Tecnologias Digitais na Educação

imagem ilustrativa

Professores da rede estadual de ensino, da Gerência Regional de Educação de Videira (Gered), encerraram na noite da última segunda-feira, 12, a capacitação sobre Tecnologias Digitais na Educação. Durante oito encontros, os 15 professores das Escolas Mater Salvatoris e João Jorge de Campos, ambas de Tangará, aprenderam como utilizar máquinas fotográficas e programas de edição de vídeo e de foto em prol do ensino.
“O uso de tecnologias como apoio ao ensino e à aprendizagem evoluiu muito nos últimos anos e trouxe efetivas contribuições à educação. Mas, para o bom uso destas tecnologias acopladas à educação, é fundamental conhecer as novas formas de produzir, aprender, ensinar e comunicar possibilitadas por esses recursos. Por isso, esta capacitação se torna tão importante para os professores”, justificou o secretário regional Evandro Colle.
Durante a capacitação, o fotógrafo videirense Fabiano Martins, deu uma palestra ensinando a mexer e conhecer a máquina fotográfica. Além disso, abordou as técnicas básicas de fotografia, enfatizando a importância da iluminação, enquadramento, criatividade, a harmonia, enfim, todos os elementos básicos para uma boa qualidade da fotografia. Os professores também aprenderam a editar fotos e vídeos.
De acordo com a gerente regional de educação, Roberta Martinez, o curso foi bem aceito pelos professores. “A Capacitação permite que os professores inovem na sala de aula, levando para os alunos coisas diferentes envolvendo as tecnologias digitais”. No encerramento do curso os alunos apresentaram uma exposição de fotografias e apresentação de vídeos editados.
A capacitação foi promovida pelo Núcleo de Tecnologia Educacional, da Gered, cujo um dos objetivos é colocar à disposição dos educadores ferramentas tecnológicas adequadas para a realização de suas atividades em sala de aula. De acordo com a assistente técnica pedagógica do NTE, Nair Külkamp de Souza, a capacitação de Tecnologias Digitais na Educação tem como principal finalidade familiarizar, motivar e preparar os professores para a utilização dos recursos e serviços mais usuais das máquinas digitais, celulares com câmeras, dos computadores e da internet, ajudando-os a entender o impacto do uso das tecnologias digitais nos diversos aspectos da prática pedagógica. 
fonte:sc.gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário