terça-feira, 13 de novembro de 2012

“Coração na batida certa”, campanha alerta sobre alterações no ritmo cardíaco


No Dia Mundial de Prevenção das Arritmias Cardíacas, nesta segunda-feira (12), a campanha “Coração na batida certa” é intensificada com o objetivo de orientar a população a respeito dos fatores de riscos que envolvem o problema. A consequência mais grave das arritmias cardíacas é a morte súbita. Atualmente, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 60% das mortes no mundo.
A campanha é realizada pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), que programou ações com explicações de medidas preventivas e de tratamento em diversas cidades do país.
As arritmias cardíacas são qualquer anormalidade do ritmo cardíaco e existem em diferentes tipos. Na taquicardia, por exemplo, o coração bate rápido; na bradicardia o coração bate devagar; e ainda há casos em que o coração bate com irregularidade.
Entre os sintomas mais característicos estão o cansaço, palpitações ou tonturas, mas as arritmias cardíacas também podem não apresentar sintomas. Os principais fatores de risco são o tabagismo, o consumo exagerado de álcool, a falta de alimentação adequada, o sedentarismo e a hipertensão.
A prevenção do problema está ligada a mudanças nos hábitos negativos, além da consulta com cardiologistas e a realização dos exames indicados.
fonte:Radioagência NP, Daniele Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário