segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Estrelas olímpicas do tiro brilham nos 52º Jogos Abertos de SC


Um time de estrelas integra as disputas da modalidade de tiro na 52ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), que começou no último dia 6 e prossegue até o próximo dia 17, em Caçador, no Meio-Oeste do Estado. Entre os desportistas da modalidade, as atenções estão voltadas para Ana Luisa Ferrão, que competiu pelo Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres neste ano; Stenio Akira Yamamoto, que disputou a Olimpíada de Pequim, em 2008; e James Walter Lowry, árbitro da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo e técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que também esteve na Paralimpíada de Londres neste ano.
Na estreia em Londres, Ana foi eliminada na classificatória da pistola de ar 10m. Ela terminou na 43ª colocação, com 367 pontos. E no tiro esportivo na prova de pistola 25m, Ana não conseguiu a classificação para a final e ficou na 39ª colocação. “Valeu muito, como experiência e aprendizado. O lado emocional pesou, mas fiquei feliz de ter participado da Olimpíada”, contou. Ana foi a primeira mulher a se classificar para uma Olimpíada na modalidade de tiro desde os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. Ana, que é natural do Rio de Janeiro, defende o município de Timbó, e nos Jasc do ano passado ficou com a medalha de ouro na prova de fogo central. Aos 38 anos, ela também é major do Exército e professora de biologia.
Ana Luisa foi medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, em 2011; 1ª colocada do Campeonato Ibero-americano de El Salvador, também no ano passado; levou o título do Campeonato das Américas do Rio de Janeiro, em 2010; e ficou em 3º por equipe, também em 2010, no Campeonato Mundial do Rio de Janeiro, na prova pistola de 25m. A atleta, que passou a praticar tiro esportivo em 1999, também disputou sete edições dos Jogos Mundiais Militares. E com o 1º lugar no Campeonato das Américas de 2010 garantiu a primeira vaga individual do Brasil para Londres 2012.
Já Stenio disputou as provas de pistola livre e pistola de ar na categoria sênior. A vaga foi conquistada no Mundial de Munique, realizado em 2007, quando ganhou a medalha de prata. Ele é paulista e está disputando os Jogos Abertos por Chapecó. No ano passado, conseguiu a medalha de ouro, mas neste ano não teve a mesma sorte e já está eliminado. “A dedicação e a concentração são fatores fundamentais para fazer sucesso no tiro”, recomenda.
Quem está nos Jasc pela primeira vez é James Walter Lowry, convidado que foi para arbitrar nas provas de tiro. “Minha especialidade é armas curtas, embora a formação seja para arbitrar em todas as provas de tiro”, contou, depois de uma grande experiência na Paralimpíada de Londres. “É uma experiência interessante trabalhar nos Jasc, com atletas de alto nível. O trabalho de árbitro, por enquanto, tem sido bem tranquilo”, revelou.
Também está abrilhantando as disputas de tiro o atleta Émerson Duarte, 41 anos, que defende o município de Florianópolis. Ele foi campeão do Mundial em Munique, em 2010, e dos Jogos Mundiais Militares, em 2011, sempre na prova de fogo central. No ano passado, ganhou a medalha de ouro para a Capital. E neste ano, bateu o recorde sul-americano, na Argentina. “Repetir nas competições tudo o que se faz nos treinos é o primeiro passo para se tornar um atirador de sucesso”, revela.
As disputas na modalidade de tiro começaram no último dia 9 e vão até o próximo dia 16. Serão entregues três troféus: um para o vencedor de armas curtas, que tem a participação de atletas de 10 municípios; outro para quem ganhar as provas de armas longas, com 11 cidades representadas; e o terceiro troféu para o melhor nas provas de tiro ao prato, que conta com a participação de 17 municípios. Nos Jasc de 2011, realizados em Criciúma, Chapecó foi campeão nas armas curtas, com Timbó em 2º; Joinville ganhou nas armas longas, com Jaraguá do Sul levando o vice; e Joinville venceu também no tiro ao prato, e Criciúma ficou com a medalha de prata.
Os Jogos Abertos de Santa Catarina são uma promoção do Governo do Estado, com realização da Fesporte e apoio das secretarias de Desenvolvimento Regional e da prefeitura.
www.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário